Sul fica abaixo de zero, com impressionantes -9º e -10º C
O Planalto Sul Catarinense literalmente congelou no começo desta quarta-feira (2) com temperaturas mínimas excepcionalmente baixas e que se aproximaram dos 10ºC abaixo de zero com geada severa e congelamento.
As temperaturas na região medidas por prefeituras, Epagri e Instituto Nacional de Meteorologia caíram a impressionantes -9,7ºC em Bom Jardim da Serra; -8,8ºC em Painel; -8,1ºC em São Joaquim; -7,8ºC em Urupema; e -6,6ºC em Urubici.
Caminhoneiros do Paraná estão presos em nevasca
Exceção do Planalto Norte e localidades mais ao Nordeste catarinense, as temperaturas caíram abaixo de zero em diversas regiões do estado de Santa Catarina. Play Video Fez ainda -3,2ºC em Ibiam; -3,1ºC em Otacílio Costa; -3,0ºC em Brunópolis; -2,8ºC em Campos Novos, Bocaína do Sul e Vargem; -2,7ºC em Curitibanos; -2,6ºC em Ponte Alta do Norte; -2,5ºC em Fraiburgo; e -2,1ºC em Lages; Na parte alta da Grande Florianópolis, a temperatura na madrugada de hoje desceu a -1,9ºC em Rancho Queimado.
Na capital, a mínima chegou a 4,3ºC no Norte da ilha. Marcas negativas foram observadas mesmo em áreas de baixa altitude do Sul de Santa Catarina com registro de -1,3ºC na estação da UNESC em Criciúma.
Santa Catarina enfrentou uma forte massa de ar frio na semana passada e desde a segunda sofre os efeitos de uma segunda massa de ar polar, ainda mais intensa no Cone Sul, com recordes de temperatura baixa de até 60 a 80 anos no Chile e Argentina e neve em 16 das 23 províncias argentinas. Nevou fraco em três municípios catarinenses na noite de segunda.
Já o Rio Grande do Sul registrou nesta quarta-feira (2) uma madrugada excepcionalmente fria com as menores temperaturas do ano até agora em muitas cidades e entre as mais frias dos últimos anos em alguns anos com marcas extremas na Serra do Sudeste.
Assim como ontem, a grande maioria dos quase 500 municípios do Rio Grande do Sul registrou temperaturas mínimas abaixo de zero com as mínimas positivas limitadas mais a localidades do Leste gaúcho, próximas da costa e das lagoas.
A menor temperatura desta quarta no Rio Grande do Sul foi observada em estação meteorológica particular de baixada situada no município de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, onde os termômetros indicaram -9,1ºC.
Trata-se da menor temperatura observada neste ano no Rio Grande do Sul e uma das baixas observadas nos últimos anos no estado, sendo pouco comuns extremos que se aproximam de 10ºC abaixo de zero no estado gaúcho.
As mínimas nesta quarta foram extremamente baixas ainda nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Médio com marcas de -6,8ºC em São José dos Ausentes e -6,1ºC em Soledade. Esta quarta-feira marca ainda o 27º dia de 2025 em que a temperatura cai abaixo de zero no território gaúcho.
Foram 3 dias em abril, 6 em maio, 16 em junho e dois até agora no mês de julho. O Rio Grande do Sul enfrentou uma forte massa de ar frio na semana passada e desde o domingo sofre os efeitos de uma segunda massa de ar polar, ainda mais intensa no Cone Sul, com recordes de temperatura baixa de até 60 a 80 anos no Chile e Argentina e neve em 16 das 23 províncias argentinas.
VEJA AQUI A PREVISÃO DO TEMPO
(Com METSUL e Ronaldo Coutinho)