Plano Safra deve estar comprometido com a realidade do campo

Em um contexto de incertezas climรกticas, alta nos custos de produรงรฃo e queda nos preรงos das commodities, o agronegรณcio brasileiro enfrenta desafios gigantescos. Recentemente, a deputada federal cuiabana, Rรบbia Fernanda Diniz Robson Santos de Siqueira, mais conhecida como Coronel Fernanda, publicou um importante artigo no site da Cรขmara dos Deputados. No texto, ela destaca a importรขncia do setor agropecuรกrio para a economia nacional, afirmando que โo Brasil que dรก certo comeรงa no campoโ, mas que, infelizmente, o que se observa hoje รฉ um cenรกrio de desamparo por parte das polรญticas pรบblicas. O que ela descreve, Isan Rezende, presidente do Instituto do Agronegรณcio (IA), endossa completamente.
Conforme apontado pela deputada, o Plano Safra deveria ser uma polรญtica robusta de apoio ao campo, mas se transformou em uma plataforma de discursos ideolรณgicos, sem compromisso real com a realidade do agro brasileiro. Rezende concorda com essa anรกlise, afirmando que โo Plano Safra, tal como estรก, nรฃo oferece seguranรงa ou suporte ao produtor rural, e รฉ exatamente essa falta de apoio que coloca em risco a sustentabilidade da nossa produรงรฃo agrรญcolaโ.
Sistema FAEP luta por melhorias no Plano Safra 2025/26
A situaรงรฃo do seguro rural, outro ponto mencionado pela deputada, รฉ um exemplo claro dessa falha do governo. Como ela bem coloca, a โfalta de recursos para o seguro rural รฉ uma tragรฉdia anunciadaโ, e isso sรณ agrava os riscos enfrentados pelos produtores. Rezende reforรงa essa preocupaรงรฃo, destacando que o pequeno e mรฉdio produtor, que jรก nรฃo tem acesso ร s grandes estruturas financeiras ou ao capital estrangeiro, acaba sendo o mais prejudicado. โSem um seguro adequado, sem crรฉdito acessรญvel, o produtor estรก ร mercรช de fatores que estรฃo fora do seu controle, como as condiรงรตes climรกticas e as flutuaรงรตes de mercadoโ, observa Rezende.
Outro ponto importante citado pela deputada รฉ a insistรชncia do governo em empurrar o agronegรณcio para o mercado de capitais, com soluรงรตes que, embora funcionem em nichos especรญficos, nรฃo atendem ร grande maioria dos produtores brasileiros. Coronel Fernanda critica o que chamou de โfinanceirizaรงรฃo do campoโ, uma estratรฉgia que pode agradar a investidores internacionais, mas que nรฃo resolve os problemas concretos das regiรตes produtoras do Brasil, que lidam com seca, excesso de chuvas, pragas e falta de infraestrutura bรกsica. Rezende, compartilhando dessa crรญtica, acrescenta: โA realidade do produtor rural brasileiro รฉ bem diferente da visรฃo que o governo tem do setor. A financeirizaรงรฃo do campo pode ser uma soluรงรฃo para alguns, mas nรฃo resolve os problemas de quem estรก na linha de frente da produรงรฃoโ.
Alรฉm disso, a questรฃo da seguranรงa jurรญdica, outro ponto levantado porย Rรบbiaย Fernanda, รฉ essencial para garantir a estabilidade do setor. Ameaรงas de novas demarcaรงรตes, morosidade na regularizaรงรฃo fundiรกria e a imposiรงรฃo de moratรณrias sem diรกlogo apenas ampliam a incerteza no campo, afastando investimentos. โA falta de uma seguranรงa jurรญdica clara รฉ um dos maiores obstรกculos para o crescimento do agronegรณcioโ, aponta Rezende. โSem um ambiente estรกvel e previsรญvel, o setor nรฃo pode se expandir de forma sustentรกvelโ, completa.
Isan Rezende tambรฉm concorda com a deputada no que se refere ร necessidade de uma reforma no Plano Safra 2025/2026. O plano precisa ser mais do que uma โpeรงa publicitรกriaโ, como menciona Fernanda, para agradar a organismos multilaterais. O presidente do IA reforรงa que โo agro nรฃo รฉ vilรฃo. Pelo contrรกrio, รฉ o herรณi da economia nacionalโ. Ele destaca que รฉ preciso tratar o produtor rural com o respeito e a seriedade que ele merece, criando polรญticas pรบblicas que o enxerguem como parceiro e nรฃo como inimigo.
No final de seu artigo, a deputada Coronel Fernanda deixa claro que โo campo pede socorroโ. E Isan Rezende faz um chamado similar: โร hora de parar de brincar com o futuro do Brasil. O agronegรณcio nรฃo pode continuar sendo tratado com indiferenรงa. O campo exige polรญticas pรบblicas que realmente apoiem o produtor rural brasileiroโ.
O presidente do IA conclui com um alerta: โO agronegรณcio brasileiro estรก pronto para continuar a sua contribuiรงรฃo para o paรญs, mas para isso, precisa de um Plano Safra que ofereรงa crรฉdito acessรญvel, seguro rural fortalecido e, acima de tudo, seguranรงa jurรญdica. Sรณ assim conseguiremos enfrentar os desafios e continuar sendo a potรชncia agrรญcola que o Brasil precisa serโ.
(Com Pensar Agro)