Após recordes de frio semana começa com temperaturas mais altas

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

A grande massa de ar frio de origem polar que avançou sobre o centro-sul do Brasil no primeiro fim de semana de abril causou uma acentuada queda de temperatura em vários estados. Capitais no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e até no Norte do Brasil registraram as mais baixas temperaturas de 2025 até agora no primeiro fim de semana abril.  Algumas capitais estabeleceram novos recordes para a menor temperatura mínima e a menor temperatura máxima do ano.

A passagem desta massa polar também deu ao Brasil a primeira temperatura negativa de 2025, com -0,2°C em Urupema, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina.

Sul do Brasil enfrenta semana de contrastes climáticos

Semana começa com elevação da temperatura

O ar frio polar intenso  se afasta do Brasil nos próximos dias o que vai permitir a elevação rápida das temperaturas, especialmente no Sul e no Sudeste, que foram as regiões que mais sentiram o efeito da passagem da primeira massa de ar frio com características de outono. As madrugadas ainda serão amenas ou até um pouco frias em áreas do Sul e Sudeste do Brasil neste início de semana,  mas as tardes vão ficando cada vez mais quentinhas.

Será uma semana do chamado “efeito cebola”, com grande amplitude térmica em parte do Sul e do Sudeste, com as baixas temperaturas de manhã cedo e à noite exigindo roupas quentinhas, e as tardes quentes fazendo  muita gente tirar os casacos.

Tem mais frio para abril

A previsão é de que até o final de abril outras duas ou três massas de ar frio de origem polar fortes  passem sobre o Brasil causando quedas de temperatura acentuada.

Confira agora os novos recortes de baixa temperatura registrados em capitais brasileiras entre os dias 4 e 6 de abril de 2025.  Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia considerando estações meteorológicas de medição automática e manual.

VEJA AQUI A PREVISÃO DO TEMPO 

(Com Climatempo e Ronaldo Coutinho)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas