Ciclone extratropical reforça chuva no Sul

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

No final desta sexta-feira, um novo ciclone extratropical se forma sobre o litoral do Sul do Brasil, trazendo consigo uma frente fria clássica que, embora não avance pelo interior do país, manterá a chuva atuante sobre Santa Catarina e, principalmente, o Paraná.

Chuva na sexta-feira

A circulação associada a esse sistema reforça o transporte de umidade e provoca pancadas moderadas a fortes, com destaque para áreas em amarelo no mapa, onde há previsão de chuva de moderada a forte intensidade. Há alerta para temporais no norte do Rio Grande do Sul e no sudeste de Santa Catarina.

Destaque de vento

Rajadas entre 40 e 50 km/h sopram em toda a faixa centro-leste dos três estados, com picos de até 70 km/h no litoral do Rio Grande do Sul.

Figura 2- Mapa de rajadas de vento previstas para essa sexta-feira 20 de junho. Fonte: Climatempo
Figura 2- Mapa de rajadas de vento previstas para essa sexta-feira 20 de junho. Fonte: Climatempo

Projeção para o sábado

No sábado, o avanço mais rápido da frente fria reforçará a chuva em todo o Paraná, enquanto o litoral catarinense já observa redução das precipitações. Todas as cidades com volumes entre 10 e 20 mm permanecem em atenção para pancadas moderadas a fortes, com potencial para transtornos:
Itambé, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Tapejara, Toledo, Cianorte, Cidade Gaúcha, Arapoti, Palotina e Floresta.

Impactos e monitoramento

O ciclone extratropical, embora não avance sobre o território, é o elemento-chave para a continuidade dessas chuvas na Região Sul. Seu movimento lento, a frente fria associada e o forte transporte de umidade da faixa norte do Brasil garantem que, mesmo com deslocamento rápido, as instabilidades permaneçam ativas pelo menos até o fim de semana. Continuaremos acompanhando a evolução do sistema e ajustando a previsão conforme necessário.

VEJA AQUI A PREVISÃO DO TEMPO

(Com Climatempo e Ronaldo Coutinho)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas