O calor extremo “deu um tempo” no Sul?

Pancadas de chuva e temperatura mais amena em boa parte do Sul do País, mas sem descartar chuvas mais...

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Uma nova massa de ar frio vai chegar ao Rio Grande do Sul e vai manter a sequência de dias de temperatura agradável na maior parte das cidades gaúchas com mínimas baixas em algumas regiões no final desta semana.

Esta será a segunda incursão de ar frio desta semana, depois da queda do bloqueio atmosférico no último domingo que manteve a temperatura muito acima da média por um longo período com uma onda de calor de duas semanas.

Soja: Clima afeta lavouras gaúchas

O ar mais frio começa a ingressar no território gaúcho a partir do Oeste e do Sul nesta quinta-feira e vai tomar conta do estado até o começo da sexta-feira com um novo declínio da temperatura.

A massa de ar com temperatura mais baixa virá na retaguarda de uma frente fria e será impulsionada por uma baixa pressão na costa gaúcha que depois dará origem a um ciclone na sexta, longe do litoral.

Em Santa Catarina  volta a ocorrer chuva intensa no leste do Estado, com totais mais elevados no Litoral e Baixo Vale do Itajaí, com acumulado de 50 a 100 mm e pontuais em torno de 150mm. Risco moderado a alto de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Uma frente fria avança pelo mar, na altura do Sul do Brasil, situação que contribui para manter as taxas de instabilidade elevadas nas diversas regiões paranaenses. Condições seguem favoráveis à formação de nuvens de chuva, o que pode resultar em temporais a partir da tarde. As temperaturas ficam mais elevadas no oeste, noroeste e no norte, ficando próximas dos 30°C.

A quinta-feira, segue sem mudanças nas condições do tempo, ou seja, a instabilidade atmosférica segue predominando sobre o Paraná. Pancadas de chuvas ocorrem a qualquer hora do dia, porém, em alguns momentos as pancadas deverão ser com intensidades mais fortes e acompanhadas de descargas elétricas, principalmente entre o oeste e noroeste, onde as temperaturas seguem em elevação.

ASSISTA AQUI A PREVISÃO DO TEMPO

(Com METSUL, Simepar e Ronaldo Coutinho)

(Fernanda Toigo/Sou Agro)

Notícias Relacionadas