Frente fria que acabará com calor já tem data pra chegar

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Frente fria que vai acabar com a onda de calor no Sul do Brasil já tem data para chegar e vai trazer o grande alívio tão esperado por milhões de pessoas depois de um muito longo período de temperaturas excessivamente altas.

Massa de ar frio na Argentina vai impulsionar frente fria que acabará com a prolongada onda de calor e trará o tão esperado alívio.

Um bloqueio atmosférico associado à Alta Semi-Estacionária do Atlântico Sul (ASAS) tem sido responsável por inibir a chuva e trazer o prolongado período quente em estados do Sul e do Sudeste do Brasil.

Com a atuação do bloqueio, o canal de umidade amazônico é deslocado para o Centro da Argentina e o Uruguai, onde tem chovido muito com numerosas tempestades, ao passo que no Sul e no Sudeste do território brasileiro as precipitações escassearam com muito calor.

GRANDE MUDANÇA DO TEMPO OCORRE NO FIM DE SEMANA

A frente fria avança pelo Rio Grande do Sul com chuva durante o domingo e põe fim à longa onda de calor com queda acentuada da temperatura e marcas nos termômetros até 10ºC ou mais abaixo do que vinha se registrando nas tardes anteriores.

A tendência é de temperatura muito alta e calor intenso ainda nas tardes de sexta e do sábado, mas no domingo e na segunda-feira o panorama se altera radicalmente com temperaturas mais agradáveis e abaixo da média.

FRENTE FRIA NÃO NECESSARIAMENTE SIGNIFICA FRIO

Embora o nome remeta a frio, frente fria não significa frio, especialmente no período mais quente do ano entre dezembro e março. Trata-se de fenômeno meteorológico caracterizado pelo avanço de uma massa de ar de temperatura menor sobre uma região, substituindo uma massa de ar de temperatura maior. Em algumas situações, a passagem de uma frente fria pode trazer apenas aumento da nebulosidade, ventos mais fortes e chuva, sem necessariamente provocar resfriamento expressivo.

ACESSE AQUI A PREVISÃO DO TEMPO

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos, como o Jornal A Cidade e o Jornal do Oeste. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. De 2010 a 2020, foi repórter da Catve, afiliada da TV Cultura em Cascavel-PR. Desde 2021, é jornalista da Tarobá, em Cascavel, onde atualmente exerce as funções de coordenadora de reportagem e apresentadora. Em 2023, integrou a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas