Soja: Clima afeta lavouras gaúchas

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

FOTO: Arquivo/Gilson Abreu/SGAS

A colheita de soja 2024/25 do Brasil atingiu 61% da área até a última quinta-feira (6), superando o índice do mesmo período do ano passado (55%), apontou nesta segunda-feira levantamento da consultoria AgRural.

A AgRural alertou ainda que o tempo adverso segue prejudicando a produtividade da safra do Rio Grande do Sul.

Outono: tempo começa mudar e preocupa produtores

“Em Mato Grosso, a colheita só não avançou mais devido aos acumulados elevados de chuva em algumas regiões. Nos demais Estados, os trabalhos avançam em ritmo forte”, afirmou a consultoria.

O principal foco de atenção segue sendo o Rio Grande do Sul, que segue perdendo produtividade devido aos efeitos da estiagem e do calor.

O tempo quente e seco preocupa os produtores de milho de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. “Em Mato Grosso, por outro lado, as condições do milho são excelentes”, destacou a consultoria.

O plantio do milho segunda safra alcançou na quinta-feira 92% da área estimada para o centro-sul do Brasil, contra 80% uma semana antes e 93% no mesmo período do ano passado, segundo dados da AgRural.

A colheita da primeira safra do centro-sul superou a metade da área, atingindo 54% colhido até quinta-feira (6), versus 57% um ano atrás.

(Com Forbes)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos, como o Jornal A Cidade e o Jornal do Oeste. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. De 2010 a 2020, foi repórter da Catve, afiliada da TV Cultura em Cascavel-PR. Desde 2021, é jornalista da Tarobá, em Cascavel, onde atualmente exerce as funções de coordenadora de reportagem e apresentadora. Em 2023, integrou a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias