Instabilidade trará pancadas de chuva e calor acima do normal

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

A MetSul Meteorologia alerta que nos próximos dias as pancadas de chuva serão frequentes com altos acumulados em diferentes cidades do Rio Grande do Sul e ainda com o risco de temporais localizados com raios, granizo e vento forte.

Os temporais, que têm atingido Santa Catarina e o Paraná, vão prosseguir, embora a instabilidade maior esteja prevista para o estado gaúcho. Raios na noite de ontem em Umuarama (PR). Instabilidade aumenta muito no Rio Grande do Sul neste fim de semana e temporais isolados pelo ar quente seguirão sendo registrados em Santa Catarina e no Paraná.

Chuvas pontuais, tempestades localizadas e calor

Semana de extremos terá sensação de calor de até 50ºC

Com isso, é altamente provável que nos próximos dias sejam registrados episódios de chuva forte a intensa localizados com altos volumes em curto intervalo que poderão causar alagamentos e enxurradas, além de tempestades isoladas que podem causar quedas de árvores, destelhamentos e cortes de energia elétrica.

O QUE ESPERAR DIA A DIA DA CHUVA E OS TEMPORAIS

Tanto no sábado como no domingo se espera que haja a formação sobre o estado e o avanço de áreas de instabilidade do Uruguai e do Nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul, trazendo chuva para todas as regiões, especialmente da tarde para a noite após horas com sol.

Os volumes de chuva nos dois dias vão variar muito com acumulados baixos em diversas localidades e elevados em outras com risco de alagamentos. Além da chuva localmente forte, podem ocorrer temporais isolados com granizo e vendavais.

Pancadas de chuva com temporais isolados devem afetar no período também os estados de Santa Catarina e o Paraná e pode chover localmente forte com pancadas até torrenciais isoladas acompanhando temporais com vento e granizo, mas os maiores acumulados de chuva devem se dar no Rio Grande do Sul.

(Com METSUL e Ronaldo Coutinho)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos, como o Jornal A Cidade e o Jornal do Oeste. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. De 2010 a 2020, foi repórter da Catve, afiliada da TV Cultura em Cascavel-PR. Desde 2021, é jornalista da Tarobá, em Cascavel, onde atualmente exerce as funções de coordenadora de reportagem e apresentadora. Em 2023, integrou a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas