Foto: Vang FM

Cidades do Rio Grande do Sul ficam inundadas após grande volume chuva e estragos são incontáveis

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

O alto volume de chuva que caiu no Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira (04) causa transtornos e preocupação na região. Segundo o engenheiro agrônomo Telmo Pithan, choveu 325 milímetros em Marau desde sexta-feira, dia 1º de setembro, até o começo da manhã desta segunda-feira (4). Somente nesta madrugada, foram 160 milímetros de chuva. Em virtude do excesso de água, diversos rios transbordaram, acarretando em bloqueios no trânsito e alagamento em residências e estabelecimentos comerciais.

Segundo o 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar – BRBM, há bloqueio total na ERS-324, km 208, entre Marau e Passo Fundo, na localidade São Luiz da Mortandade e na ERS 324, km 224, na ponte no centro de Vila Maria. Ainda, há bloqueio parcial na ERS-434, km 04, entre Ciríaco e David Canabarro. E também há registro de trânsito paralisado na ERS-324 entre Vila Maria e Casca, na ponte do Rio Jordão.

Na cidade de Marau, o trânsito está interrompido por conta da chuva nos seguintes locais: ponte do Bairro Constante Fuga; ponte de São Francisco; e na Ponte da Vila Rigo. O rio da ponte localizada na Vila Fátima transbordou, atingindo a estrutura do CAPS e da creche ao lado. As aulas na rede municipal de Marau foram canceladas nesta segunda-feira.

Em Camargo e Vila Maria as aulas foram suspensas hoje. O trânsito está em meia pista entre Gentil e Santo Antônio do Palma. Ainda, há transtornos na localidade de Garganta dos Polacos, entre Vila Maria e Casca.

As imagens são da Vang FM. Confira o vídeo completo AQUI.

Acolhimento de desabrigados

O Ginásio Municipal Jatyr Francisco Foresti de Marau está abrigando famílias que tiveram que deixar suas residências em virtude dos alagamentos. Segundo a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Naura Bordignon, os locais mais afetados até o momento são o Loteamento Fachini, Bairro Santa Isabel e Loteamento Dalberto, sendo que várias famílias tiveram que deixar suas casas. Algumas se abrigam em residências de familiares e outras foram deslocadas ao Ginásio Municipal.

Ainda de acordo com Naura, uma clínica de tratamento terapêutico localizado na Gruta do Rio Marau foi atingida e em torno de 26 pessoas precisaram ser removidas.

Houve um caso de um ônibus que ficou preso sobre uma ponte na comunidade de São Francisco. Não havia crianças no veículo e o motorista foi resgatado.

Com Vang FM

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas