Foto: Assessoria FAEP

Agrohackathon: Finalistas buscam otimizar a rotina rural

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Assessoria FAEP

Serviços ambientais, certificações, rastreabilidade e comercialização nas mais diversas cadeias da agropecuária paranaense são alguns dos propósitos dos projetos finalistas da quarta edição do Agrohackathon. Após as etapas regionais da maratona tecnológica em Curitiba, Pato Branco, Assis Chateaubriand e Ibiporã, oito equipes – duas de cada localidade – vão ter a oportunidade de apresentar seus projetos na final, marcada para o dia 22 de setembro, em Curitiba.

As etapas regionais mobilizaram 186 competidores, entre universitários e alunos de colégios agrícolas, divididos em 35 equipes (oito em Ibiporã, oito em Assis Chateaubriand, nove em Pato Branco e dez em Curitiba). Neste ano, o tema das dinâmicas da competição é “monitoramento da propriedade rural”. Nesta linha, os projetos finalistas propõem processos e/ou soluções para otimizar o trabalho dos produtores rurais, dentro e fora da porteira. O Agrohackathon tem o propósito de desenvolver projetos inovadores que possam contribuir no dia a dia do produtor, para que o setor continue batendo recordes de produção e produtividade. Esse é o desafio que propusemos e que os projetos finalistas estão desenvolvendo”, explica o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

MERCADO DE TRABALHO

Para a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Graciela Bolzon de Muniz, o Agrohackathon é mais uma oportunidade de aproximar os estudantes de situações reais que, futuramente, vão encontrar no mercado de trabalho. “A academia precisa estar próxima do mercado de trabalho, das coisas que a sociedade precisa. Esse Agrohackathon é um meio de aproximar esses dois universos. Essa maratona tecnológica permite uma transformação, envolvendo pessoas inovadoras, em busca de projetos para um mundo melhor”.

Após a final em 22 de setembro, as equipes vencedoras vão contar com suporte para a continuidade dos projetos. A organização planeja realizar o processo de pré-incubação, por um período de seis meses, com mentores para auxiliar no desenvolvimento e evolução dos projetos. Desta forma, a proposta é aumentar as possibilidades dos projetos vencedores se tornarem empresas e disponibilizarem soluções ao meio rural.

PARCERIAS

O Agrohackathon é uma iniciativa do Centro de Economia Aplicada, Cooperação e Inovação (CEA) da UFPR, realizado de forma conjunta pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Agrociência Cooperativa e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A maratona tecnológica conta com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Central Sicredi PR/SP/RJ, seguradora BB Seguros, Banco do Brasil, Box Group Cibersegurança, Softfocus e a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), por meio do Programa Euroclima +.

Conheça as equipes finalistas acessando o link

(Com assessoria FAEP)

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas