Foto: Envato/ Sou Agro

Gripe aviária: após quase dois meses da suspensão, Japão retoma compra de carnes do Espírito Santo

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Envato/ Sou Agro

Em 28 de junho o Japão havia suspendido a compra de carnes do Espírto Santo após a confirmação de gripe aviária em uma criação de subsistência onde havia pato, ganso, marreco e galinha.

Depois de quase dois meses de suspensão o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão confirmou que o estado está livre da gripe aviária e finalizou nesta quinta-feira (10) a suspensão temporária das importações de aves e outras carnes do estado.

 

VEJA O QUE DIZ A AUTORIDADE JAPONESA:

“Desde que um surto de gripe aviária altamente patogênica (subtipo H5N1) foi confirmado em uma instalação de criação de aves no estado do Espírito Santo, Brasil, as importações de carne de aves, etc. do estado foram proibidas desde junho de 2023.

Com base nas informações fornecidas pela Autoridade Sanitária Brasileira ao Japão sobre as medidas de prevenção e controle da gripe aviária no estado do Espírito Santo, confirmamos que as aves do estado estão livres da doença. Portanto, com base nas condições de importação entre os dois países, foi suspensa hoje a suspensão temporária das importações de aves e outras carnes do estado.

*Carne de aves, derivados de carne de aves e ovos de aves (ovos com casca, ovos líquidos, etc.) estão sujeitos à suspensão da suspensão.
*O motivo da suspensão da importação de aves vivas e carne de aves do país ou região onde ocorreu o surto é evitar que as aves vivas criadas no Japão sejam infectadas com o vírus e para fins de sanidade alimentar”, diz a publicação.

(Com Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas