Brasil é reconhecido pela União Europeia como país livre da gripe aviária

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Gilson Abreu/AEN

Em um marco importante para o agronegócio brasileiro, a União Europeia reconheceu oficialmente o Brasil como país livre da gripe aviária, permitindo a retomada das exportações de carne de frango para os Estados-membros do bloco. O anúncio foi feito no dia 4 de setembro, durante uma videoconferência entre o comissário europeu de Saúde e Bem-Estar Animal, Olivér Várhelyi, e os ministros brasileiros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e André de Paula (Pesca e Aquicultura).

O reconhecimento europeu veio após o Brasil controlar com sucesso um único foco de gripe aviária registrado em maio, em uma granja comercial no município de Montenegro (RS). Após a desinfecção da área e 28 dias sem novos casos, o país se declarou livre da doença em junho.

Sob suspeita: 612 animais morrem após uso de vacina

Segundo a Agência Brasil, o Brasil já havia obtido o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), mas aguardava a validação por parte da União Europeia para retomar os embarques.

Impacto no Comércio Exterior

A decisão europeia representa um avanço estratégico para o Brasil, que é o maior exportador de carne de frango do mundo, com vendas para mais de 150 países. A União Europeia é o sétimo maior comprador da proteína brasileira.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou o anúncio, destacando que a medida deve restabelecer rapidamente o fluxo de embarques para um dos mercados mais exigentes e lucrativos.

Próximos Passos: Pré-Listing e Auditorias

Durante a reunião, o comissário Várhelyi também se comprometeu a propor aos Estados-membros da UE a retirada do controle sanitário reforçado e a retomada do sistema de pré-listing, que dispensa auditorias planta a planta para habilitação de frigoríficos brasileiros — um mecanismo suspenso desde 2018.

Além disso, foi acordado o envio de auditorias europeias às plantas de pescado brasileiras, com o objetivo de viabilizar a retomada das exportações de pescados ao bloco.

(Com Agência Brasil)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas