Estado descarta caso de gripe aviária em granja comercial

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: Freepik

O Estado do Tocantins descartou a ocorrência de influenza aviária de alta patogenicidade, conhecida como gripe aviária, em uma granja comercial local, citando resultados preliminares de testes, de acordo com um comunicado nesta quarta-feira (21).

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) informou que as autoridades iniciaram a investigação em uma granja comercial local depois que sete aves, de um lote de cerca de 40 mil, apresentaram “torcicolo” (pescoço torto), segundo o comunicado.

Desinfecção da granja de Montenegro é concluída

Amostras coletadas em Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina, Derrubadas (RS), Triunfo (RS), Gaurama (RS), Eldorado do Carajás (PA) e Salitre (CE) ainda estão em andamento.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) comunicou em nota que um dos trabalhadores da granja onde o foco de gripe aviária foi confirmado, em Montenegro (RS), foi submetido a testes para o vírus e o resultado foi negativo.

Com a ausência de novos casos, o Brasil espera retomar as exportações para países que fecharam mercado após 28 dias, a partir da desinfecção completa do local do foco.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas