Setor de cana-de-açúcar apresenta potencial de crescimento em ano desafiador para a agricultura

Emanuely
Emanuely

A projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da safra 2023/24, aponta para um aumento na produção de cana-de-açúcar, quando comparada à última safra. A estimativa é de crescimento de 4,4% em relação à safra 2022/23, resultando em uma produção de 637,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O país deverá destinar 8.410,3 mil hectares de cana-de-açúcar para a colheita, com um rendimento médio de 75.751 kg/ha. O maior crescimento de área é justificado pelo aumento de áreas de expansão e renovação, o que impacta diretamente na produtividade, uma vez que os primeiros cortes possuem um maior rendimento. Além disso, as condições climáticas para essa safra vêm se apresentando ainda melhores que na safra 2022/23.

De acordo com Lucas Manfrin, Coordenador de Nutrição e Cana-de-Açúcar da BRANDT Brasil, “Como na agricultura não existe um ano igual ao outro, os agricultores e a indústria que movimentam o setor calibram seus olhos na busca de novas oportunidades”. O especialista comenta que, neste contexto, o setor sucroenergético tem demonstrado musculatura “não apenas para encarar os desafios que virão, mas também para crescer em um ano desafiador”.

Solução para agricultores na gestão de perdas

O especialista explica que, assim como em todos os cultivos, o produtor passa a gerir perdas desde o início do planejamento da safra. Ainda segundo ele, alguns pesquisadores dizem que a cana-de-açúcar tem o seu potencial produtivo genético estimado em 300Ton/ha. “Há, portanto, um abismo entre a capacidade produtiva genética da cultura e sua média histórica nacional”, destaca.

“Desta forma, uma das tecnologias trazidas pela BRANDT ao Brasil se encaixa perfeitamente nessa filosofia de gerir perdas. O Plant Start é uma ferramenta que auxilia as plantas na precursão hormonal e na saúde do solo”, comenta Manfrin, que explica ainda que a solução “estimula a cultura, propiciando o enfrentamento de estresses bióticos e abióticos, fortalecendo o enraizamento inicial e provendo elementos fundamentais que garantam estabilidade e longevidade ao canavial”.

O Plant Start é uma solução fosfatada e formulada para ajudar no crescimento de raízes e auxiliar as plantas a superar as condições estressantes no campo, sendo formulado com uma combinação que promove o crescimento precoce e desenvolvimento de sistemas radiculares saudáveis que irão estabelecer a planta mais rapidamente, e por sua vez promover um crescimento vigoroso das plantas. Feito a partir das fontes de nutrientes, a solução fornece nitrogênio disponível rapidamente, promovendo um crescimento saudável, enquanto o fósforo e o potássio estão prontamente disponíveis para garantir um enraizamento forte.

(Com CDI Comunicação)

 

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas