Evento online aborda relação entre vestuário e meio ambiente
O que a sua roupa tem a ver com o meio ambiente? Como o algodão pode nos ajudar a manter o planeta adequado para nós e para nossos descendentes? Para refletir sobre como a escolha do nosso vestuário pode causar impactos no planeta, a Embrapa Algodão realiza no dia 5 de junho, às 15 horas, uma live no Instragam, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O pesquisador João Paulo Saraiva, especialista em qualidade de fibra, vai abordar os prós e contras das fibras naturais e das fibras de tecidos sintéticos.
Saraiva lembra que desde a antiguidade, a humanidade usa roupas e tecidos feitos de fibras vegetais como o algodão e o linho, ou animais como a seda e a lã. Por muito tempo essas foram as únicas opções disponíveis para a produção de vestimentas. Nos últimos 200 anos, começaram a surgir outras opções de materiais para preparar as fibras, derivados de madeira ou de petróleo.
- Com boas práticas agrícolas agricultores podem ampliar vendas da produção
- Autorizado estudo para construção de nova ferrovia que vai agilizar escoamento de safras
“Esses novos materiais têm propriedades desejáveis sobre as fibras tradicionais, como impermeabilidade à água e um fornecimento independente de safras. Infelizmente, também têm propriedades indesejáveis, como maior dificuldade de serem destruídas no ambiente e a contribuição para a produção de gases que promovem o aquecimento global”, compara.
Segundo o pesquisador, atualmente, há um retorno de interesse pelas fibras de origem natural para as roupas. Para saber mais, acesse o Instagram da Embrapa, dia 5 de junho, das 15 às 16 horas.
Serviço:
Live O que a sua roupa tem a ver com o meio ambiente?
Quando: 5 de junho, de 15 às 16 h
Onde: Instagram da Embrapa