FOTO: REPRODUÇÃO

MST invade escritório de empresa na Bahia

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
FOTO: REPRODUÇÃO

Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) invadiram escritório da Companhia de Ferro das Ligas da Bahia (Ferbasa), empresa que atua nas áreas de mineração, produção de eucalipto e metalurgia. O escritório fica na cidade de Maracás, na região da Chapada Diamantina.

Cerca de 300 famílias acamparam no escritório nesta terça-feira (02). A Companhia tem diversas fazendas na Bahia e em outros estados do País.

Na semana passada, integrantes do grupo foram despejados de uma área da empresa no município de Planaltino, também na região. A área estava ocupada desde o dia 30 de março, e, segundo o MST, estava abandonada e improdutiva.

Os manifestantes afirmam que o escritório da empresa será desocupado somente após a suspensão das reintegrações de posse da área em Planaltino e de uma outra propriedade que também pertence à empresa.

O MST exige uma reunião de negociação com a Ferbasa e representantes do Incra e do governo baiano.

A empresa condenou a invasão e afirmou que tem mantido diálogo com o movimento. A Ferbasa afirma que a reforma agrária é um assunto que envolve diversos atores, entre eles, o poder público e o próprio movimento, razão pela qual não pode ser resolvido “tempestiva e unilateralmente pela Ferbasa”.

Na região da Chapada Diamantina, na cidade de Boa Vista do Tupim, 130 famílias sem-terra invadiram ainda no sábado a Fazenda Boa Esperança. “A área está abandonada há 18 anos e possui uma extensão de 1.300 hectares de terra improdutiva”, diz nota do movimento. Outros dois latifúndios foram ocupados por 230 famílias: a fazenda Terra Nova, na cidade de Riachuelo, e a fazenda Ubatuba, no município de Ielmo Marinho.

A mesma onda de invasões acontece no Rio Grande do Norte, onde 70 famílias do grupo ocuparam uma área da prefeitura também na semana passada.

 

Com Agências

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas