Exportação de carne brasileira cai 11,2% em abril
A exportação da carne brasileira caiu 11,2% em abril, se comparado ao mês de março. As informações são do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
Foram 110,34 mil toneladas exportadas em abril, volume 11,32% inferior ao de março de 2023. A quantidade é 30% menor que o registrado em abril do ano passado.
- Novas regras para sementes salvas passam a valer em março
- Vitrine de tecnologia do agro recebe centenas de pesquisadores no Paraná
Trata-se, também, da menor quantidade de carne bovina escoada pelo Brasil desde novembro de 2021.
De acordo com pesquisadores do Cepea, o baixo volume exportado em abril está atrelado à suspensão da venda para China, que durou um mês, por conta do caso atípico de vaca louca.
Sobre o caso
O caso de vaca louca foi confirmado no fim de fevereiro e nós mostramos aqui no Sou Agro. Em março, um exame confirmou que o caso de vaca louca identificado no município de Marabá, no Paraná, era atípico tipo H. A informação foi divulgada pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).
Mas demorou para que as exportações voltassem. Foi um mês de suspensão. Em visita à China, no fim de março, a venda do produto brasileiro foi novamente liberada, mas é claro que isso refletiu nos números de envio de carne bovina brasileira para o exterior, considerando que a China é nossa maior compradora.
Com Cepea