Foto: IDR-PR

IDR-PR lança novo cereal de inverno com alto potencial produtivo

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: IDR-PR

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) finalizou a cultivar um cereal de inverno altamente produtivo. Trata-se do triticale IPR Goitacá e prepara sua apresentação ao setor produtivo em eventos técnicos na safra de inverno do próximo ano.

A IPR Goitacá poderá ser cultivada nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. O potencial produtivo é alto, tendo chegado próximo de 6,5 toneladas por hectare nos ensaios experimentais.

Desenvolvida em parceria com a Fundação Meridional, instituição qualificada como Oscip (interesse público), formada por produtores de sementes, a nova cultivar tem ciclo médio e chega à colheita em cerca de 120 dias. O material que apresenta boa sanidade, é resistente ao oídio e à bacteriose e tem resistência moderada à ferrugem da folha e às manchas foliares. É ainda moderadamente suscetível à ferrugem linear.

Em relação à espiga, IPR Goitacá é moderadamente suscetível à giberela e à brusone. “Isso representa um avanço, já que a maioria das cultivares de triticale disponíveis no Brasil é suscetível a essas doenças”, explica melhorista Klever Márcio Antunes Arruda.

Também é suscetível ao vírus do nanismo amarelo da cevada (VNAC) e, por essa razão, é recomendado o tratamento de sementes e monitoramento da população de pulgões para decidir sobre a necessidade de aplicar inseticidas na lavoura.

As plantas de IPR Goitacá têm porte médio e ótima tolerância ao acamamento.

TRITICALE

Uma criação da pesquisa, o triticale é resultado do cruzamento entre o trigo e o centeio. O cereal é utilizado na indústria de alimentos integrais (confere crocância a pães e biscoitos e substitui aditivos químicos para essa finalidade) e como alternativa ao milho em silagem e rações para alimentação animal. Também é boa opção para cobertura do solo, diversificação de culturas e produção de palhada no sistema de plantio direto.

PARANÁ

O interesse dos produtores pelo cultivo de triticale vem crescendo nos últimos anos em virtude dos preços favoráveis e aumento da oferta de cultivares com boas características agronômicas. Na última safra, foram cultivados 11,5 mil hectares do cereal no Paraná, que renderam uma produção de 35,1 mil toneladas de grãos.

Sementes de IPR Goitacá estarão à disposição das empresas multiplicadoras já para a safra de 2024.

Com AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas