Foto: Envato

Caso de “Vaca Louca” é confirmado no Brasil

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Envato

#souagro| Mostramos nesta segunda-feira (20) aqui no Sou Agro, um caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina (Mal da “vaca louca”), pois bem, o resultado deu positivo para a doença.

Diante desta confirmação em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá, no Pará, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vem adotando todas as providências governamentais para o mercado de carnes brasileiras.

 

Foi feito o comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e as amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá, que poderá confirmar se o caso é atípico.

O animal, criado em pasto, sem ração, foi abatido e sua carcaça incinerada no local. O serviço veterinário oficial brasileiro está realizando a investigação epidemiológica que poderá ser continuada ou encerrada de acordo com o resultado.

“Todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne”, ressaltou o ministro Carlos Fávaro.

 

Seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira (23). No entanto, o diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira.

VACA LOUCA

A doença da vaca louca ou encefalopatia espongiforme bovina é uma doença degenerativa que ataca o sistema nervoso central de animais bovinos. Trata-se de uma doença transmissível e se destaca por apresentar um longo período de incubação, o qual dura, em média, cinco anos. Até o momento, não existe tratamento nem vacinas para essa doença.

A doença da vaca louca foi descrita pela primeira vez no ano de 1986, no Reino Unido. Na ocasião, a doença provocou um dos maiores surtos epidêmicos de uma doença que afeta animais naquele país, sendo responsável pela morte de 180.000 animais.

A doença da vaca louca é provocada por príon. Os príons, diferentemente do que muitas pessoas pensam, não são seres vivos, podendo ser definidos como partículas proteicas infecciosas.

De acordo com a cartilha sobre encefalopatia espongiforme bovina divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a teoria mais aceita para explicar a doença da vaca louca é a de que tal príon é derivado de uma proteína normal da membrana celular sensível à protease (PrPc), que ocorre na maioria das células e predominantemente no sistema nervoso central.

Ainda de acordo com a cartilha, essa proteína normal sofre uma transformação, dando origem à forma anormal (PrP), a qual se replica e acumula nas células do sistema nervoso central, provocando a doença.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas