foto: internet

Produção agroecológica em Curitiba e Litoral ganha impulso com encontro em estação de pesquisa

Emanuely
Emanuely
foto: internet

#sou agro| Discutir sistemas, ações e políticas públicas para viabilizar e aumentar a produção orgânica da região foi o objetivo do Encontro Mesorregional de Agroecologia – Casa da Agroecologia, que aconteceu nesta quinta-feira (27) na Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), em Pinhais.

Com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, o evento contou com mais de 100 participantes entre agricultores, técnicos e estudantes.

Pela manhã eles tiveram acesso a uma série de palestras sobre o mercado de orgânicos, benefícios socioeconômicos e ambientais e o manejo ideal da água para irrigação. Durante a tarde participaram de diversas oficinas com orientações práticas.

Com 3.829 produtores certificados, o Paraná é líder em produção orgânica no Brasil. Em segundo lugar está o Rio Grande do Sul, com 3.788, e em terceiro o Pará, com 2.868.

O secretário reforçou a necessidade de pensar uma agricultura mais sustentável para o Paraná, que garanta alimento mais puro e mais saudável, tanto na produção convencional quanto na orgânica.

“Este esforço da pesquisa, evoluindo para sistemas mais inteligentes de consumo, precisa ser reconhecido. Tudo faz parte de um trabalho para ampliar nossa especialidade, que é produzir comida. E comida mais saudável, que venha de uma agricultura mais limpa”, afirmou Ortigara.

“Todo o trabalho desenvolvido pelo sistema de agricultura do Estado fez o Paraná chegar perto dos 4 mil produtores orgânicos certificados e ser o líder neste setor no Brasil, mas ainda temos desafios. Um deles é garantir 100% da merenda escolar com produtos orgânicos até 2030. Serve como estímulo para criarmos mecanismos de trabalho que nos leve a isso”, reforçou o secretário.

O diretor-presidente do IDR-Paraná fortaleceu a importância dos momentos de união entre pesquisa agropecuária, extensão rural e ensino para discutir a produção orgânica no Paraná e criar mecanismos de incentivo ao produtor. Ações que fazem parte da missão do Instituto, que é melhorar a entrega ao agricultor paranaense e garantir que os conhecimentos gerados cheguem onde precisam estar.

“Se a pesquisa não chegar até o agricultor não gera inovação,e se a extensão rural entregar sem inovação empobrece o processo. Estes momentos de troca de experiência fortalecem o desenvolvimento rural”, acentuou.

Para o coordenador regional do IDR-Paraná em Curitiba, Raphael Branco, o evento serviu para celebrar a integração entre pesquisa e extensão rural na agroecologia. “É o primeiro encontro nesta formatação que agrega a região de Curitiba e o Litoral. Mas esperamos repetir este encontro nos próximos anos”, afirmou Raphael.

CASA DA AGROECOLOGIA – O projeto Casa da Agroecologia visa reunir as atividades desenvolvidas na Estação de Pesquisa em Agroecologia para disseminar informações aos agricultores, técnicos e estudantes.

“A ideia é transformar a estação numa verdadeira casa da agroecologia para atender diferentes públicos interessados no tema”, disse Moacir Darolt, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná e coordenador do projeto. Atualmente a estação atende diretamente entre 1,3 mil a 1,8 mil pessoas por ano.

A estação conta com 147 hectares dedicados à pesquisa, experimentação e extensão em agroecologia. Ali são testadas novas práticas e tecnologias em busca de uma agropecuária mais sustentável. Concentram trabalhos com produção de leite orgânico, sistema silvipastoril, compostagem, fruticultura, plantas medicinais, bambu, entre outros. É a primeira Estação de Pesquisa Certificada Orgânica do País.

TERMO DE COOPERAÇÃO – Umas das ações do IDR-Paraná para incentivar a produção de orgânicos é a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Associação Para o Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA). Como parte das ações, houve uma reunião para avaliação dos trabalhos realizados a partir do termo, que completou um ano em 14 de abril.

Durante a reunião, que também aconteceu na Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná, os técnicos envolvidos apresentaram os resultados obtidos até agora com os 42 agricultores que recebem assistência técnica por meio da cooperação.

Entre eles, o produtor de tomates e hortaliças José Cassiano dos Reis, de Quatro Barras, que, mesmo sendo formado em Agronomia, sentiu muita dificuldade quando começou a trabalhar com produtos orgânicos e encontrou o apoio que precisava na técnica do IDR-Paraná Karla Fabiane Zielinsk.

“Seguimos rigidamente as orientações que recebemos e conseguimos alcançar 80% da nossa meta. A Karla também nos deu orientação para reativar a cooperativa de orgânicos e, com isso, aumentamos o número de produtores orgânicos no município. Já temos 87 cooperados, sendo 34 de Quatro Barras”, afirmou José Cassiano.

O termo deve levar assistência técnica a agricultores orgânicos de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. A intenção é certificar 150 produtores nos próximos cinco anos, além de aumentar em 20% a oferta de produtos orgânicos para a alimentação escolar no Estado.

(Com AEN)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas