Programa Paraná mais orgânico irá liberar mais de R$ 7,9 milhões para projetos na área

Emanuely
Emanuely

O Governo do Paraná promove nesta semana um Encontro Estadual do programa Paraná Mais Orgânico. A principal atração será a assinatura da autorização para a contratação de 12 projetos vinculados ao programa, que serão desenvolvidos pelas universidades estaduais, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), com recursos de R$ 7,9 milhões, financiados pelo Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico.

O Paraná Mais Orgânico capacita produtores rurais paranaenses no processo de conversão das lavouras tradicionais para o modelo orgânico e viabiliza as certificações dos agricultores que seguem as técnicas de manejo orgânico Com o PMO, o Paraná vem ampliando a quantidade de plantações livres de agrotóxicos, sementes transgênicas e outras substâncias tóxicas ou sintéticas, conforme prevê a legislação brasileira para os sistemas de produção orgânica.

O programa tem sido essencial na viabilização das certificações dos agricultores que seguem as técnicas de manejo orgânico. Atualmente, o Paraná ocupa posição de destaque entre os estados brasileiros com mais propriedades rurais certificadas para a produção de orgânicos, segundo o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O evento tem como objetivo promover a integração entre as equipes dos núcleos de Certificação com parceiros estratégicos. O intuito é refletir sobre a ampliação das certificações orgânicas, a geração de renda para a agricultura familiar e a importância do desenvolvimento regional sustentável.

Serviço:

Data: 13 de junho, terça-feira

Horário: 8h30 às 9h30

Local: Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) – Rua Prof. Algacyr Munhoz Mader, nº 3.775 – Cidade Industrial de Curitiba

Atendimento à imprensa pode ser agendado com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior por meio do telefone (41) 3281-7338.

(Com Agência Estadual de Notícias)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas