Plano Plurianual é lançado para o período de 2023-2027

Emanuely
Emanuely

#sou agro| A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou o Plano Plurianual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PPA-Suasa) para o período entre 2023 e 2027. O Plano estabelece os objetivos e metas da Defesa Agropecuária no âmbito federal e estadual.

A proposta foi elaborada em forma de projeto piloto, com a participação das Agências de Defesa Agropecuária dos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Paraná e Roraima. O projeto piloto foi voluntário e não se sobrepõe nem substitui os Planos Plurianuais dos governos.

“O PPA Suasa é o primeiro planejamento integrado e articulado entre a União e os estados para as ações de defesa agropecuária. É um compromisso concreto de trabalharmos juntos e unidos pelo fortalecimento do agronegócio nacional”, ressaltou a diretora do Departamento de Suporte e Normas, Judi Nóbrega.

Com o lançamento do Plano, são esperados como principais benefícios uma maior integração e alinhamento intragovernamental, melhoria da gestão por resultados, aumento do reconhecimento da importância do Suasa, maior aderência do planejamento às realidades locais e melhoria na transparência das entregas.

O PPA Suasa é estruturado nas dimensões estratégica, tática e operacional, onde as agências estaduais irão trabalhar em dez áreas temáticas que compõe as atividades da defesa agropecuária – proteção da saúde animal e da sanidade vegetal, a idoneidade dos insumos e qualidade dos serviços agrícolas e pecuários, segurança, qualidade e identidade dos produtos de origem animal e vegetal destinados aos consumidores, gestão da defesa agropecuária e Suasa, suporte laboratorial agropecuário, vigilância agropecuária internacional e gestão corporativa.

“Convidamos a todos os estados para que se unam a nós participando do PPA Suasa 2023-2027, a fim de que possamos alinhar nossas forças para melhorar a governança da defesa agropecuária e manter o círculo virtuoso do agronegócio nacional em benefício de toda sociedade brasileira”, destacou o secretário-adjunto de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende.

Participaram da cerimônia de assinatura de lançamento do PPA Suasa, representantes das agências de Defesa Agropecuária e superintendentes dos seis estados participantes e servidores da SDA.

(Com MAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas