foto: cnabrasil

Projeto entrega mudas frutíferas e madeireiras à produtores rurais

Emanuely
Emanuely
foto: cnabrasil

Cerca de três mil mudas frutíferas e madeireiras, acabam de ser entregues aos produtores rurais assistidos pelo Fip Paisagens Rurais, nos municípios de Presidente Dutra, Santa Filomena e São Domingos.

A ação foi desenvolvida pela coordenação de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e equipe do projeto Fip Paisagens Rurais, e teve como finalidade incentivar os produtores a investir na sustentabilidade fazendo o plantio nas reservas legais e nas Áreas de Proteção Permanente (APP) dentro das propriedades.

De acordo com a coordenadora de Controle e Planejamento da ATeG e médica veterinária, Aline Saldanha, os produtores assistidos são estimulados a adotar práticas produtivas mais sustentáveis, como recuperação de pastagens degradáveis. Ela revela que mais de 60% dos produtores assistidos dentro do Fip Paisagens, já praticam as atividades sustentáveis.

“Nós tivemos produtores que fez curva de nível, que cercou nascente, que cercou a sua reserva legal. Esse projeto estimula os produtores a ampliar a sua preocupação com a questão ambiental. Porque o produtor brasileiro cumpre uma Legislação que é modelo no mundo inteiro e que faz exigências altas, recomendando 30% de reserva da propriedade, e ele faz o cumprimento e o projeto leva o conhecimento, a informação de como fazer”, disse ela.

A veterinária ressalta que o Fip Paisagens é um pouco diferente dos demais que já são desenvolvidos no Maranhão, porque além das questões técnicas produtivas e gerenciais, há também a parte ambiental.

“O Senar trouxe isso, afinou este olhar e hoje já temos muitos produtores em que essa semente floresceu. Felizes por ter esse olhar adicional – tantos técnicos e ambientais que a gente traz. Nós estamos muito gratos com a parceria com a Vale e queremos ampliar essa parceria e levar mais mudas a mais produtores”, destacou.

Gerenciados

O projeto Paisagens Rurais é financiado com recursos do programa de investimento florestal, que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Embrapa. A execução do projeto é de Responsabilidade do Senar.

O foco do Paisagens Rurais é a gestão integrada da paisagem do bioma cerrado, preparando o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de áreas de Preservação Permanente (APPS) e Reserva Legal, além de incentivar a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono.

A Assistência Técnica no projeto tem como objetivo a recuperação ambiental, o aumento da produtividade e geração de renda, através da melhor gestão e da adoção de tecnologias produtivas. Dessa forma, os produtores rurais poderão alcançar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da propriedade.

De acordo com o engenheiro agrônomo e técnico de campo do Senar, o papel da equipe é trabalhar a parte produtiva, ressalvando a preservação ambiental.

“Esta ação possui muitas variedades de mudas regionais para as propriedades. No que se refere à parte produtiva, todas as tecnologias do ABC estão sendo colocadas em pratica nas propriedades e essa parte de mudas, veio somar nas reservas legais, nas áreas de APPs. Elas são as sementes do projeto Fip Paisagens Rurais, para o futuro”, disse.

(Com CNABRASIL)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas