Foto: Polícia Federal

Extração ilegal de minério é combatida em ação da Polícia Federal

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou a Operação Stone com o objetivo de reprimir a atividade de extração ilegal de minério nas pedreiras localizadas nos municípios de Bom Jardim e Nova Friburgo, ambos situados na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Foi nesta quarta-feira (05).

Na ação, policiais federais prenderam um homem em flagrante por exploração de matéria prima sem autorização e cumpriram seis mandados de busca e apreensão, com o apoio da Agência Nacional de Mineração, da Gerência Regional do Trabalho em Nova Friburgo e do Ministério Público do Trabalho, nos distritos de Amparo, em Nova Friburgo, e São José do Ribeirão, em Bom Jardim. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Nova Friburgo.

Os alvos das buscas são responsáveis por exercer a atividade de extração mineral sem autorização dos órgãos reguladores e sem a respectiva licença, causando, dessa forma, danos ambientais à região e caracterizando crime ambiental e usurpação de bens, que por si só consiste na exploração de matéria-prima sem a devida outorga por parte da União.

Além disso, está sendo apurada a ocorrência de trabalho análogo à escravidão, com base nas informações de que há trabalhadores em situação precária, sendo mantidos em condições insalubres, em um dos alvos dos mandados de busca e apreensão.

Vale ressaltar que os trabalhadores não possuem os direitos trabalhistas assegurados, ou seja, não possuem carteira assinada e, em vista disso, não tiram férias, não recebem o 13º salário e não têm acesso aos demais benefícios trabalhistas e previdenciários. Ademais, os trabalhadores não possuem equipamentos de segurança para proteção individual.

Os investigados poderão responder, na medida de sua participação, por crimes ambientais, extração de recursos minerais sem autorização, crimes contra a ordem econômica, usurpação de bens pertencentes à União, redução a condição análoga à escravidão, e posse de artefato explosivo, além de outros crimes que porventura possam surgir no decorrer das investigações.

Todos os seis mandados de busca foram cumpridos e dois homens foram presos em flagrante por exploração de matéria prima sem autorização. A Polícia Federal dará continuidade à investigação com o objetivo de apurar e identificar todos os envolvidos.

Com PF

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas