foto: embrapa

Alimentos à base de plantas são apresentados em evento

Emanuely
Emanuely
foto: embrapa

#sou agro|A Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ) estará presente no estande da Embrapa durante a Anufood Brazil, maior feira internacional do setor de alimentos e bebidas do país e da América do Sul, de 11 a 13 de abril, no Distrito Anhembi em São Paulo.

No primeiro dia do evento, a Tirinha Amazonika, desenvolvida pela parceria com a empresa Amazonika Mundi, similar a um empanado sabor frango, será lançada pelo presidente da Embrapa, Celso Moretti, no estande da Empresa, logo após a abertura oficial da Anufood.

Quem visitar o estande poderá degustar, além da Tirinha, a Kafta Amazonika, o Amazonika Burger e o bolinho Siriju, também resultados dessa parceria. Todos os alimentos têm como ingrediente a fibra de caju desenvolvida pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE).

Ativos para parceria, também desenvolvidos pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, serão apresentados no estande:

Fibrilado proteico vegetal de soja e ervilha: Proteína vegetal texturizada, à base de soja e ervilha, obtida por extrusão úmida, com textura fibrilada e estriada, mais parecida à da carne. O produto pode ser consumido diretamente (após preparo culinário) ou como ingrediente na produção de hambúrgueres, empanados, croquetes, almôndegas e outros similares.

Biscoito – tipo snack – integral aerado e crocante: obtido pela extrusão termoplástica de misturas de farinhas de grãos inteiros de arroz integral parboilizado, milheto, grão-de-bico e feijão carioca. O biscoito é temperado com sal, alho, cebola, salsa, cúrcuma e pimenta calabresa. A principal aplicação é como alimento de conveniência para consumo imediato.

Polpa de juçara em pó com alto teor de antocianinas: Polpa pura desidratada com elevado teor de antocianinas, sem adição de agentes encapsulantes como amidos hidrolisados (maltodextrinas), amidos modificados e/ou gomas. As antocianinas são compostos com atividade antioxidante e apresentam cor fortemente avermelhada. Por não ter adição de coadjuvantes para a secagem, o ativo é considerado um ingrediente natural. A principal aplicação é como melhorador de cor em alimentos industrializados onde a cor vermelha é requerida.

Cereal matinal sem glúten à base de grãos de sorgo integral: à base de grãos de sorgo integral, isento de glúten, produzido por extrusão termoplástica, com incremento no teor de fibras, incorporação de compostos fenólicos e boa aceitação sensorial. O produto, levemente adoçado, pode ser consumido puro ou com uma bebida de preferência.

Fruta laminada de açaí: laminado elaborado sem adoçante ou aditivo e destinado ao consumo imediato, por exemplo, similar ao consumo de uma barra de cerais. A fruta laminada também pode ser consumida junto a granolas, cereais em flocos e outros parecidos.

(Com EMBRAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas