Embrapa Hortaliças apresenta diversas tecnologias para o agronegócio

Emanuely
Emanuely

#sou agro| Cultivares já adotadas pela cadeia produtiva serão a marca da participação da Embrapa Hortaliças na Agrobrasília 2023. Considerada uma vitrine de tecnologias para o agronegócio e este ano com o tema “Tecnologia para Sustentabilidade”, a feira será realizada entre os dias 23 a 27 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no Distrito Federal.

No estande da Embrapa e em sua vitrine tecnológica os visitantes poderão obter informações especialmente sobre pesquisas desenvolvidas também pela Embrapa Cerrados (DF), Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), Agroenergia (DF), Arroz e Feijão (GO), Acre (AC) e Trigo (RS).

Na quarta-feira (24/05), as especialistas da Embrapa Hortaliças Cláudia Silva e Sabrina Carvalho estarão na vitrine apresentando trabalhos sobre as cultivares de pimenta, principalmente os resultados mais recentes de cultivo de pimenta em vaso. No mesmo dia, a pesquisadora Milza Lana estará divulgando o trabalho realizado com a cultura no âmbito do projeto Hortaliças Não é Só Salada.

Na sexta-feira (26/05), o pesquisador Agnaldo de Carvalho estará presente para falar da cenoura BRS Carmela, lançada recentemente. A cultivar é indicada para plantio nas condições de primavera e verão nas principais regiões produtoras do Brasil. O primeiro híbrido desenvolvido pela pesquisa pública para plantio nessas estações do ano apresenta resistência à queima-das-folhas, doença causada pelo complexo dos patógenos Xanthomonas sp., Alternaria sp. E Cercospora sp.

Indicado para o plantio em safrinha (sequeiro) o grão-de-bico BRS Kalifa é uma cultivar de polinização aberta e por apresentar uma maior estabilidade é indicada para o cultivo na estação seca, com semeadura de fevereiro a março; no cultivo irrigado, de abril a maio em áreas com altitudes superiores a 600 metros.

Com relação aos materiais já incorporados à cadeia produtiva e que fazem parte da vitrine tecnológica da Embrapa estão as cultivares de batata-doce (BRS Cotinga, CIP BRS NutiBRS Anembé e Brazlândia Roxa), cenoura (BRS Paranoá) tomate (BRS ZamirBRS Nagai e BRS Iracema) e o grão-de-bico (BRS Aleppo). Além das pimentas (BRS Araçari, BRS Tuí, BRS JurutiBRS Moema) expostas na vitrine, o público também poderá conhecer o cultivo em vaso de algumas das cultivares desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças.

Outra tecnologia da Embrapa que será divulgada na AgroBrasília é a Arbolina, um biofertilizante para aplicação foliar à base de nanopartículas de carbono que possui propriedades potencializadoras da atividade fotossintética para aumento da eficiência dos sistemas produtivos. Representante da empresa Krilltech, parceira nessa tecnologia, estará presente na feira para detalhar os benefícios para o público.

Pulses Day: Durante a AgroBrasília, no dia 25 de maio, ocorre o “Pulses Day, um dia de campo promovido pela organização da feira para a apresentação de cultivares de leguminosas pulses. O público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre feijões comuns especiais, gergelim, amendoim e milhos de alto valor proteico, além de grão-de-bico, lentilha e ervilha. Cultivares desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças de grão-de-bico, lentilha e ervilha estão entre as pulses que fazem parte do dia de campo.

(Com EMBRAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas