Foto: Divulgação/Show Rural

Lavoura de carne no Show Rural de inverno? Vem entender o que isso significa

Débora Damasceno
Débora Damasceno

Durante a quarta edição do Show Rural Coopavel de Inverno que termina nessa quinta, 24 de agosto, em Cascavel, no Oeste do Paraná, criadores que forem ao parque da cooperativa, na BR-277 saída para Curitiba, além da cultura do trigo, também vão encontrar conteúdos específicos sobre pastagens de inverno e manejo.

“No Show Rural edição tradicional da Coopavel que é sempre na primeira quinzena de fevereiro, nós começamos trabalhar com a bovinocultura e a bovinocultura que mais se enquadrou foi abovinoculturade corte no Show Rural, edição de verão o tradicional. E aí nós temos que cobrir também dentro da bovinocultura, o espaço para a bovinocultura de leite. O Paraná é o terceiro produtor de leite do Brasil, mas o Paraná tem condições plenas de aumentar essa bacia leiteira”, disse o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

 

Ao longo dos dias de evento foi possível participar da palestra Lavoura de carne, recria e terminação eficiente e lucrativa, apresentada pelo médico veterinário Eduardo Madruga, gerente técnico regional da DSM-Firmenich, grande exemplo em pecuária de corte no Brasil. A palestra Lavoura de carne aborda um sistema de criação intensivo a pasto nos conceitos semelhantes aos da agricultura de precisão com foco na sustentabilidade, produtividade e lucratividade dos modelos agropecuários. Os processos produtivos baseados em pastagens bem-feitas, água de qualidade, suplementação, sanidade e gestão, englobam todo o projeto Lavoura de Carne que apresenta produtividades médias de 500 a 800 quilos/hectare a cada seis meses do ano.

Anualmente, as produtividades chegam a ser superiores a 1,5 mil quilos de carne por hectare. Isso tem sido praticado em sistemas pecuários intensivos e principalmente nos de ILP (Integração Lavoura Pecuária). Eduardo Madruga, além de como fazer, vai apresentar cases de sucesso com foco na IPL, na qual a lavoura de carne é mais uma atividade da rotação de culturas dentro da fazenda, diversificando e garantindo faturamentos complementares ou adicionais essenciais à saúde do sistema. Mas afinal, porque trazer esse tema para o Show Rural de inverno?

“Nós fizemos até um convite oficial ao sindicato patronal de Cascavel para nós unirmos essas forças. O Sindicato Patronal de Cascavel e a FAEP, trazem dezenas de milhares de pessoas para o evento. Não é mil pessoas, é dez, 15 mil pessoas para o Show rural tradicional, de verão. Agora o Show Rural tradicional de inverno nós estamos pensando um pouco mais longe. A bovinocultura de corte fica com Show Rural edição de verão tradicional e no Show Rural de inverno, nós vamos explorar a cultura do trigo e outras variedades e opções para o inverno e inclusive pastagem, aí você trazendotambém o gado de leite, você faz uma movimentação na economia para um setor que cresce e muitas vezes você não tem essa devida atenção. E aí com o evento,dá atenção, não somente na genética, dá na parte de apoio à questão das pastagens. Então, se unir essas pastagem que nós estamos fazendo no ano 2023 para 2024, já trazendo a bovinocultura de leite com o sindicato forte representativo que sempre esteve aqui dentro, mas que assumiu a responsabilidade junto conosco para o fortalecimento de uma parte da economia do agronegócio, que é o leite”, detalha Dilvo.

E a importância da produção leiteira é evidenciada no Show Rural de inverno.
“Veja como é importante isto o leite tem uma renda diária, todo dia as nossas propriedades, nossos produtores rurais, nossos pecuarista, tiram o leite, uma renda diária. Todo dia ele tira leite, vende leite. Se ele recebe no final do mês, com 30 dias, mas todo dia ele pode olhar para seus animais e falar eu vou ali no campo fazer uma colheita e quando é soja, milho, ele planta e fala eu vou fazer colheita daqui cinco meses e quando se trata do leite, ele pode olhar para vaquinha de manhã e falar: eu vou fazer uma coleta hoje”, finaliza Dilvo.

(Com dados Show Rural)

 

 

 

 

 

 

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas