foto: reprodução internet

Livre da gripe aviária, Brasil tem mais oportunidades de mercado e aumenta prevenção

Emanuely
Emanuely
foto: reprodução internet

#sou agro|  O Brasil é um dos poucos países que tem uma grande produção e exportação de frango que ainda não possui a ocorrência da influenza aviária.

O Paraná é o maior produtor de proteínas animais do Brasil, com cerca de 6,2 milhões de toneladas de aves, suínos e bovinos ao ano, dos quais os frangos representam 4,8 milhões de toneladas. O Estado é responsável por quase 37% da produção brasileira de aves e por aproximadamente 40% das exportações.

“Ao mesmo tempo que é uma oportunidade para o Brasil não ter registro da doença, essas ocorrências em países vizinhos também trazem bastante preocupação, em função do risco da introdução da doença”, afirmou o Gerente de Saúde Animal da ADAPAR, Rafael Gonçalves Dias.

Ações de prevenção

Rafael também falou sobre as ações de prevenção que estão sendo tomadas. ” O Brasil vem trabalhando forte na vigilância. Existem áreas com maiores riscos, como as aves migratórias e aves silvestres e o serviço veterinário oficial da ADAPAR vem monitorando as granjas. Nesse momento mais do que nunca é preciso intensificar as ações de prevenção. Medidas simples podem fazer a diferença nesse momento.” acrescentou.

Técnicos da Adapar têm realizado eventos pelo Estado com vistas à orientação dos produtores, particularmente em relação aos cuidados com a manutenção das telas e portas dos aviários para não deixar frestas, e não permitir a entrada de pessoas estranhas à produção.

Um dos focos também é fazer fiscalização nas fronteiras com Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. “Intensificaremos as abordagens nos nossos postos e em barreiras volantes. São blitz com apoio da polícia. Este trabalho já é realizado, mas por conta do alerta ocorrerá em maior número”, explicou Allan Pimentel, gerente de Trânsito Agropecuário da Adapar.

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas