Foto ilustrativa: Ari Dias/AEN

Carne de frango enfrenta oscilação de preços nos últimos meses

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto ilustrativa: Ari Dias/AEN

Em julho o frango abatido experimentou situação absolutamente fora do comum em relação ao padrão mensal típico. Ou seja: no melhor momento comercial (primeiro decêndio/espaço de dez dias, geralmente), em vez de um pico de preços, enfrentou os mais baixos preços do período. Por sinal, não só de julho, mas dos últimos três anos, quer dizer, desde agosto/setembro de 2020, quando o setor ainda lutava para superar o caos ocasionado pelo surgimento e os desdobramentos da Covid-19.

Outra ocorrência atípica, mas observada também no mês anterior, foi a de preços melhores na segunda quinzena. Nada de excepcional, é verdade, mas enquanto no bimestre abril/maio, por exemplo, a cotação média recuou mais de 4% da primeira para a segunda metade do mês, em julho ela aumentou pouco acima de meio por cento. Princípio de uma reversão de mercado ou apenas o movimento natural que antecede quase todo reinício de ano letivo?

 

A resposta efetiva somente será obtida no decorrer de agosto corrente. Mas a expectativa é a de que ocorra, efetivamente, maior dinamização do mercado interno. Porque, enfrentando queda de preço praticamente contínua desde dezembro do ano passado (só em março deste ano ocorreu passageira reativação de valores), o frango chegou ao mês de julho registrando, nominalmente, queda de quase 3,5% em relação ao mês anterior e de mais de 27% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Com tão fraco desempenho, acentuou-se, no ano, a defasagem em relação ao mesmo período de 2022, pois o valor médio alcançado entre janeiro e julho, da ordem de R$6,63/kg, ficou cerca de 9% aquém do registrado nos mesmos sete meses do ano passado. Já em relação à média anual de 2022, a média deste ano é 12,5% menor pelo valor nominal e cerca de 15% inferior pelo valor real (deflacionado pelo IPCA de junho/23).

(Com Avisite)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas