Foto: Ana Maio - SFA/SP

Avança estudo de mudanças no sistema nacional de pesquisa agropecuária

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Ana Maio - SFA/SP

Grupo de Estudos Avançados de Aprimoramento do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (GEAA) se reuniu em São Paulo para consolidar os resultados da etapa inicial do trabalho. Criado por portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em 15 de março, os seis profissionais selecionados pela experiência comprovada e notório conhecimento na área têm 90 dias para apresentar a proposta ao ministro Carlos Fávaro. Mediante justificativa, o prazo poderá ser prorrogado por mais 90 dias.

De acordo com os integrantes, o grupo iniciou seus trabalhos pela avaliação do modelo de gestão da Embrapa, como sugestão de medidas de reestruturação do modelo institucional vigente. “A premissa deste grupo é de que, apesar de ser uma etapa que poderia ser considerada posterior à estratégia, trata-se de um pré-requisito para a implementação das mudanças necessárias”, explicou o pesquisador Silvio Crestana, ex-presidente da empresa e um dos integrantes do colegiado.

Ainda segundo os participantes, nesta etapa do trabalho foram consultadas lideranças da Embrapa e foram mapeadas as convergências e as principais questões relacionadas com o modelo de gestão, com vistas a um diagnóstico abrangente.

A reunião ocorreu na Fundação Getúlio Vargas e teve a participação de Crestana, Ana Célia Castro, diretora da Escola Brasileira de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e presidente do FGV Agro; Luís Carlos Guedes Pinto, ex-ministro da Agricultura; e Pedro Camargo Neto, produtor rural e ex-secretário de Produção e Comércio do Ministério da Agricultura.

De acordo com o ministro Fávaro, o grupo vai debater novas tecnologias para indicar à nova diretoria da Embrapa e ao governo Lula caminhos para que a Embrapa se modernize, seja mais ágil, mais eficiente e continue cumprindo seu papel de vanguarda.

“A Embrapa completa 50 anos em 2023 e é muito importante olharmos os próximos 50 anos: o que estaremos produzindo e de que forma estaremos produzindo e qual o papel da Embrapa para que isso aconteça com mais eficiência e o Brasil continue sendo esse grande líder mundial na produção de alimentos”, destaca o ministro.

O SNPA foi instituído em 1992 e é formado pela Embrapa, pelas Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária – Oepas, por universidades e institutos de pesquisa de âmbito federal ou estadual, além de outras organizações públicas e privadas.

Com Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas