Foto: DMAguiar

Delegação canadense busca pecuária de precisão em empresa brasileira

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: DMAguiar

A delegação canadense visitou a Embrapa em busca de pecuária de precisão. A comitiva do escritório do Québec em São Paulo foi recebida pelos gestores da Embrapa Gado de Corte (MS) na última semana. Formada pelo diretor do Bureau du Québec em São Paulo (BQSP), Jason Naud, e pelo adido para Assuntos Econômicos de Québec, Luis Antonini, a missão veio em busca de parcerias voltadas à pecuária de precisão, inicialmente.

Em companhia de Paulo César Fialho, superintendente de Comércio Exterior da Prefeitura Municipal de Campo Grande, a delegação conheceu um pouco da história da unidade da Embrapa nesses 48 anos e as pesquisas mais recentes em pecuária 4.0. Uma delas é voltada para educação, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que é o mestrado profissional em computação aplicada com linhas voltadas a tecnologias computacionais para agricultura e pecuária, com mais de 15 anos de existência.

Presente no encontro, o pesquisador Pedro Paulo Pires é um dos pioneiros na estatal nessa área e entre as soluções tecnológicas, as quais participou no desenvolvimento, estão o primeiro chip subcutâneo para bovinos, a balança de passagem BalPass e o mangueiro digital. Pedro é professor e orientador no mestrado da UFMS, que contabiliza 45 teses defendidas. O especialista também conhece de perto as potencialidades da província de Québec em tecnologias da informação (TI) e afins. Ele concluiu seu pós-doutorado na Universidade de Laval, em Québec.

O médico-veterinário também integrou o projeto internacional OTAG (Operational Management and Geo-decisional Prototype to Track and Trace Agricultural Production) que atuou no aprimoramento de geotecnologias, métodos e mecanismos inovadores e economicamente viáveis capazes de registrar os dados de origem e produção animal (gado de corte) com eficiência. Ele e sua equipe participaram da implementação de um protótipo do sistema operacional sob condições controladas na estação experimental da Embrapa Gado de Corte, a fim de rastrear todas as fases da produção.

“O Brasil é uma das prioridades para o governo de Québec. Temos acordos oficiais com os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná e é possível observar sinergias, trocar expertises, desenvolver propostas e atuar juntos nesse ecossistema da inovação”, afirma Luis Antonini. Segundo o adido, o potencial quebequense em inteligência artificial, tecnologia limpa, ciberespaço e desenvolvimento de softwares fazem da província um hub de tecnologia de ponta. Os diplomatas canadenses acreditam que a aproximação permitirá o compartilhamento no desenvolvimento de TI para aplicação agroindustrial, com capacidade para negócios, por meio de varredura de parcerias e prospecção. “Ao entender o funcionamento da Embrapa podemos, mutuamente, encarar desafios. Isso daria um match perfeito”, frisam.

A comitiva ainda encontrou-se com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, e representantes da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro). Na agenda, o Parque Tecnológico do município e o aceleramento de incubadoras.

Na Embrapa Gado de Corte, o pesquisador Pedro Paulo e o analista de TI, Camilo Carromeu, são os pontos focais dessa possível parceria, ratificando o país entre os dez principais parceiros econômicos de Québec e o primeiro na América Latina.

Com Embrapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas