Foto: Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

Delegação de Moçambique busca parceria com estado brasileiro em área de cultivo de arroz

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

Uma delegação de Moçambique busca parceria com o Rio Grande do Sul na área do cultivo do arroz. O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes, recepcionou nesta segunda-feira (27/03) osvisitantes que busca uma parceria com o estado na área do cultivo do arroz.

Moçambique tem sua produção de arroz ainda deficitária, precisando importar para o consumo interno. “Mais de 90% do cultivo se dá por agricultores familiares, com rendimento médio de 1.500 a 2 mil quilos por hectare. Se hoje temos 400 mil hectares de área cultivada, nosso potencial é chegar a um milhão”, informou o presidente da Federação Nacional de Associações Agrárias de Moçambique (Fenagri), Hernani Mussanhane. Para efeitos de comparação, no Rio Grande do Sul, a média de produção superou os 8 mil quilos por hectare nas últimas três safras.

Representantes do país africano têm interesse na transferência de tecnologia em equipamentos, cultivares de arroz mais adaptadas a seu clima e solo e intercâmbio técnico com extensionistas gaúchos. “Esperamos conseguir uma solução integrada para problemas estruturais”, pontuou o pesquisador Carlos Zandamela, da Coalition for African Rice Development (Card).

O secretário Feltes destacou o protagonismo do Estado na produção de arroz no país, sendo responsável por 70% do consumo brasileiro, e o pioneirismo do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) na pesquisa e desenvolvimento de novas cultivares do cereal. “Levarei a demanda de Moçambique para o Centro de Governo, para que possamos, junto à Emater/RS-Ascar e ao Irga, articular propostas que atendam às necessidades de nossos irmãos lusófonos”, frisou.

Com Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas