Foto: Mapa

Ministério da Agricultura busca parceria com outros países para cooperações técnicas e financiamentos

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária busca parceria com outros países para cooperações técnicas e financiamentos. Diversas reuniões foram realizadas em Washington, capital dos Estados Unidos, visando essas parcerias.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se reuniu com o Assessor Especial para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry, dando sequência à reunião realizada na sede do Mapa em fevereiro, para cooperação científica, tendo em vista a liderança do Brasil na agricultura tropical. Ainda, tendo em vista as mudanças climáticas, o ministro apresentou os programas que têm foco na intensificação da produção de forma sustentável.

Em reunião com o Secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, foi tratada a possibilidade de ampliação de acesso aos produtos brasileiros, como lima ácida e etanol, além de estabelecer as parcerias para realização de pesquisas por meio da Embrapa.

As oportunidades para o agronegócio brasileiro também foram assunto do encontro com o chairman da Archer Daniels Midland (ADM), Juan R. Luciano. Considerado um dos gigantes do agronegócio norte-americano, o conglomerado é responsável pela operacionalização de cerca de 270 fábricas de transformação de grãos de cereais em todo o mundo.

Reuniões bilaterais

Entre as reuniões bilaterais realizadas pela equipe do Mapa durante agenda nos Estados Unidos, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o vice-ministro da Agricultura, Meio-Ambiente e Qualidade dos Alimentos dos Países Baixos, Jan-Kees de Goet para apresentar os projetos do Brasil de intensificação da produção de alimentos de forma sustentável, com baixa emissão de carbono e sem desmatamento.

Já a reunião com o ministro da Agricultura da Dinamarca, Jacob Jansen, tratou da possibilidade de financiamento para a conversão de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis, medida que pode até dobrar a atual área de plantio do Brasil.

Com Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas