Foto ilustrativa: Envato

Seca deve prejudicar safra de soja, mas produtor pode evitar perdas financeiras; saiba como

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Os produtores de soja mantém a preocupação com às lavouras por conta da seca que deu um susto nos últimos dias, inclusive mostramos aqui no Sou Agro que as perdas na região de Toledo, Oeste do Paraná, podem chegar a 30%. Mas também falamos de notícia boa, já que a chegada da chuva nesta semana deu uma aliviada neste cenário.

Sabemos que a estiagem deve sim causar perdas, mas o produtor rural deve se manter firme pois há alternativas de evitar danos financeiros utilizando alguns métodos, segundo Mauricio Patel, engenheiro agrônomo e gerente agrícola da Primato: “Recomendamos que o pessoal que não desista da cultura, que faça os tratos culturais como tem que fazer, porque muito embora, eventualmente a produtividade dele não seja o esperado. Mas olha o que está acontecendo, a Argentina passou por um período de estiagem, agora voltou a chover, mas não se sabe o resultado dessas chuvas. O Rio Grande do Sul também tem quebra considerável, então, daqui a pouco, aquela quebra na produtividade ela pode ser recompensada com preço da soja”, disse.

A orientação é que o produtor aproveite o momento e trave pelo menos o custo de produção que está em um ótimo momento de preços no mercado.

“Então, o produtor rural maneje o percevejo, maneje as doenças, se preocupe. A soja, como eu falei lá, tem uma qualidade, um poder de reação muito grande. Se ela está em um tempo de reação, ela vai reagir. Então, uma questão de mercado o preço da soja está muito bom, teve uma ameaçada de cair e agora ele está se mantendo. O produtor tem a condição de travar os custos via contrato. Eu acredito que, pelo menos o custo de produção seria interessante fazer esse travamento, porque a soja é mundial então qualquer coisa que aconteça mundo afora nós podemos ter reflexos e até contrário, uma diminuição de consumo na China, pronto vai afetar nosso preço aqui. Então recomendamos, trave o custo de produção, o preço está ótimo e deixa para especular naquilo que vai sobrar”, detalha.

 

Sobre a questão climática, o engenheiro agrônomo detalha que sim haverá perdas, mas está otimista, já que é soja é uma cultura resistente e a chuva veio em boa hora.
“A condição por alguns dias foi muito desfavorável, a estiagem ou a temperatura muito alta então, isso provoca o abortamento de folhas, flores e vagens e consequentemente, alguma redução na produtividade, afirmar qual é o percentual que é muito particular de região para região, porque nós tivemos na mesma cidade regiões que não faltou chuva e regiões que teve muita chuva. Então as perdas podem chegar em 5, 10 e até 30, 40% que temos relato. Muito embora o melhor momento é impossível para chuva chegar. Estamos praticamente na fase final da cultura e tratando nas regiões mais Oeste baixo, então essa chuva vai favorecer muito o enchimento de grãos. A soja é uma cultura muito resistente, ela é uma planta muito inteligente, então ela encher o fruto, vai encher grão. E eu ainda considero que nós teremos uma safra boa. Pode não ser uma super safra, mas na média, nós teremos uma boa safra, se Deus quiser”, finaliza Mauricio.

 

 

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias