Perdas na produtividade de soja podem chegar a 30% em Toledo

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

As perdas na produtividade da soja podem chegar a 30% em Toledo, região Oeste do Paraná. A informação é do Sindicato Rural do Município.

Isso acontece por conta da seca, que atinge todo o estado e que agora deu uma trégua com as chuvas desta semana. Ocorre que em algumas áreas de Toledo as lavouras ficaram cerca de 40 dias sem chuva significativa.

Por conta disso, a situação é considerada preocupante. Essa chuva veio, na região Oeste, para aliviar um pouco a situação. Mesmo assim, todo esse período sem água pode comprometer a vida do produtor rural.

 

A colheita da soja está prevista para começar no fim de janeiro ou início de fevereiro e apesar dos atrasos, a segunda safra de milho deve ficar dentro da janela ideal de plantio, segundo o sindicato.

O ano é considerado de incertezas para o agro e para produtores, mas a avaliação é de que os preços do mercado são positivos e devem garantir renda, mesmo com perdas na produção.

Perdas em outras regiões

Nós mostramos aqui no Portal Sou Agro a situação de algumas lavouras de soja no Oeste do Paraná. Uma delas em Marechal Cândido Rondon.

Por conta do tempo, esse é o segundo ano que o produtor deve ter prejuízo com a safra. Em maio deste ano, nós divulgamos que, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a seca sazonal, característica deste período na região central do Brasil, provocou impactos menos intensos no desenvolvimento da lavoura de milho 2ª safra, em comparação com as safras passadas. As análises do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), mostraram que nas primeiras semanas de maio, a seca se intensificou e a umidade do solo, que já se encontrava baixa em algumas regiões, causou uma maior restrição às lavouras de milho que foram semeadas fora da janela ideal e que se encontram, no momento, em floração e enchimento de grãos.

Logo depois, publicamos também e é bom lembrar que o prejuízo também refletiu na economia no geral. Afinal, é o agronegócio que move o mundo.

Toda a situação que acompanhamos de perto com as perdas de safra causada pela seca no Sul do Brasil teve reflexos diretamente na economia. A avaliação foi do Banco Central (BC), publicação trimestral que apresenta as condições da economia por regiões e por alguns estados do país.

Segundo o relatório, a Região Sul sofreu uma retração na atividade econômica no primeiro trimestre do ano, impactada pela forte estiagem e calor intenso, que comprometeram o desenvolvimento e a produtividade das lavouras.

Em 2021, a safra também teve problema por conta das mudanças do tempo. No fim de 2021, o prejuízo foi grande, e não só no agro. O governo do Paraná chegou a decretar situação de emergência no estado por conta da falta de chuva.

Com Agências e dados da Secretaria de Agricultura do Paraná

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias