Foto ilustrativa: PF

Quadrilha desviava tratores e equipamentos agrícolas de empresa pública

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto ilustrativa: PF

#souagro| A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11/1), a Operação “Indra”, com objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em desviar tratores e equipamentos agrícolas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF.

A atuação do grupo era com fraude nos processos de doações de bens da empresa pública para prefeituras municipais do interior da Bahia. A PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades de Petrolina/PE e Campo Formoso/BA, já que os investigados estavam destruindo provas do cometimento do crime com o intuito de inviabilizar a investigação criminal e a aplicação da lei penal.

 

Segundo foi apurado, a suposta quadrilha, que contava com a participação de um funcionário da CODEVASF (6ª Superintendência Regional) que falsificava ofícios de gabinetes de Deputados Federais que indicavam prefeituras do interior baiano como beneficiárias de doação de tratores e implementos agrícolas, por meio de fraudes nos processos de doações dos bens, em que as compras eram promovidas com recursos públicos destinados à CODEVASF através de emendas parlamentares e encaminhados às prefeituras indicadas pelos parlamentares.

A quadrilha deixou um prejuízo aos cofres públicos ultrapassa o montante de meio milhão de reais. Além disso, a investigação contou com o apoio irrestrito da CODEVASF, prestando todas as informações necessárias, de modo a subsidiar a instrução do inquérito policial.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, peculato e/ou Estelionato Qualificado. A operação foi batizada de INDRA em alusão aos tratores desviados da CODEVASF, da marca “Mahindra”, que significa “grande Indra”, a partir do sufixo “Maha” (grande), combinado com o nome do Deus Hindú “Indra”.

A Polícia Federal continuará a apuração, na tentativa de recuperar os bens desviados e devolver ao patrimônio público.

 

Pronunciamento da Codevasf

A Operação Indra, realizada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (11/01) em Petrolina (PE) e Campo Formoso (BA), é resultado de denúncia levada diretamente pela Codevasf às autoridades policiais, para investigação de crimes associados à retirada fraudulenta, mediante uso de documentos falsos, de tratores e equipamentos agrícolas de seu pátio em Juazeiro (BA).

Os crimes ocorreram em agosto de 2022. Os bens são avaliados em cerca de R$ 500 mil. Ainda no início das investigações, um funcionário terceirizado foi demitido por determinação da Companhia, em razão da suspeita de envolvimento.

Para apuração dos fatos, a Codevasf levou aos investigadores imagens de câmeras de segurança e acervo documental associado aos bens. O comunicado oficial da Polícia Federal emitido nesta quarta-feira registra que a investigação contou com apoio irrestrito da Companhia. De acordo com a PF, os investigados responderão pelos crimes de Associação Criminosa, Peculato e/ou Estelionato Qualificado — as penas somadas podem ultrapassar os 12 anos de reclusão.

A Codevasf identificou o desvio dos bens em razão da eficácia de seus processos de controle, que foram fortalecidos no curso da apuração para fins de prevenção. A Companhia colabora ativamente com as autoridades policiais, com o objetivo de que a investigação leve à responsabilização dos envolvidos e à recuperação dos bens.

(Com PF E Codevasf)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas