Foto: divulgação

Agro contra o vandalismo: Ocepar cria comitê para acompanhar desdobramentos dos atos em Brasília

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: divulgação

#souagro| O Sistema Ocepar criou um comitê especial de acompanhamento dos fatos decorrentes das invasões ocorridas, no último domingo (08/01), em Brasília, às sedes dos Três Poderes – Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.

O trabalho está sendo conduzido pelo coordenador jurídico, Rogério dos Santos Croscato. De acordo com a entidade, o objetivo é centralizar todas as informações referentes aos atos e repassá-las às lideranças cooperativistas paranaenses.

 

Avaliação

Em ofício encaminhado aos presidentes das cooperativas do Paraná, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destaca que a entidade está atenta aos fatos, avaliando os eventuais reflexos ao setor produtivo. Segundo o dirigente, “apesar dos riscos de ordem política e os reflexos de natureza econômica, como variação cambial e oscilação na bolsa de valores, por exemplo, se verifica uma tendência de acomodação da situação no curto prazo. A percepção de descontrole da segurança pública pode refletir no risco Brasil, contudo, a reação imediata dos Poderes reforça a solidez das instituições e tende a mitigar um alvoroço maior do mercado. Vamos ficar atentos”, frisa Ricken.

OCB

Ele lembra ainda que o Sistema OCB está coordenando as ações em âmbito nacional, tendo, inclusive, emitido uma nota oficial. No documento, a entidade destaca que, “como representante maior do movimento cooperativista brasileiro, repudia veementemente os atos de vandalismo registrados no domingo (08/01), no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal. Em um regime democrático não há justificativas aceitáveis para manifestações radicais que destruam o patrimônio público e a imagem do país”. E acrescenta: “Defendemos a ordem e o diálogo, que cada órgão cumpra seu papel e que as divergências gerem novas ideias em favor da Nação. Sem violência ou vandalismo. Acreditamos na cooperação e esperamos que a união de todos em busca de consenso e harmonia possa representar o encontro de soluções que construam pontes ao invés de destruí-las.”

Nota na íntegra:

“O Sistema OCB, representante maior do movimento cooperativista brasileiro, repudia veementemente os atos de vandalismo registrados neste domingo (8) no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). Em um regime democrático não há justificativas aceitáveis para manifestações radicais que destruam o patrimônio público e a imagem do país. 

Defendemos a ordem e o diálogo, que cada órgão cumpra seu papel e que as divergências gerem novas ideias em favor da Nação. Sem violência ou vandalismo. Acreditamos na cooperação e esperamos que a união de todos em busca de consenso e harmonia possa representar o encontro de soluções que construam pontes ao invés de destruí-las. 

Como agente impulsionador do desenvolvimento do país, o movimento cooperativista considera também que nenhum setor produtivo pode ser responsabilizado por ações de grupos isolados que se distanciam dos princípios que a democracia preconiza e apoia incondicionalmente a restauração da ordem e a manutenção das instituições democráticas do país.”

(Com Ocepar)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias