Foto: Embrapa

Produtividade do milho é afetada pelas condições climáticas no RS

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Embrapa

#souagro| Segundo o Informativo Conjuntural produzido e divulgado pela Emater/RS-Ascar, a área estimada de cultivo para a safra de milho 2022/2023 é de 831.786 hectares no Rio Grande do Sul. A produtividade estimada inicialmente é de 7.337 kg/ha. A semeadura evoluiu 1%, e a operação ocorreu em pequenas áreas onde houve chuvas pontuais e em áreas em sucessão ao tabaco. A área semeada alcançou 93% da projetada inicialmente.

As lavouras tiveram a situação de danos agravada com a continuidade do fenômeno La Niña, com insuficiência de chuvas e altas temperaturas na maior parte das regiões do Estado. De modo geral, as perdas são maiores no Centro e Oeste do Estado. As regiões administrativas da Emater/RS-Ascar mais afetadas são: a de Santa Maria, com perdas estimadas em até 50%; a de Frederico Westphalen, 45%; as de Bagé, Ijuí e Santa Rosa, superiores a 30%; as de Erechim e Pelotas, 20%; e as regionais de Lajeado, Soledade e Passo Fundo apresentam redução de rendimento entre 3% e 9%.

 

As de Caxias do Sul e Porto Alegre não foram afetadas. Outra particularidade nas perdas é que a distribuição irregular das chuvas provocou diferentes resultados em lavouras, até dentro de um mesmo município. As perdas são menores onde houve uma eventual ocorrência de chuvas em volumes significativos e maiores na ausência ou onde ocorreu pequeno índice pluviométrico. Em termos de época de semeadura, as menos afetadas foram as implantadas no cedo, antes do mês de agosto. As plantadas posteriormente apresentam maiores danos, pois os períodos de florescimento e enchimento de grãos coincidiram com períodos críticos de ausência de umidade e altas temperaturas.

Em termos fitossanitários, permanecem os manejos de controle de plantas invasoras, e as pragas – lagarta do cartucho e cigarrinha do milho –, mas estão sendo monitoradas e controladas quimicamente quando necessário.

Milho silagem

O cultivo apresenta 15% das lavouras em desenvolvimento vegetativo; em floração são 15%; em enchimento de grãos, 22%; prontos para o corte, 18%; e foram colhidos 30%. A insuficiência de chuvas também afeta a produtividade. A maior expectativa de redução acontece nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Ijuí e Santa Maria, com 45%; segue nas regionais de Frederico Westphalen e Santa Rosa, com expectativa de quebra pouco superior a 30%. Nas de Erechim e Pelotas, cerca de 25%, e na de Soledade, exatos 15%. Na de Caxias do Sul, não há redução, e nas de Bagé, Lajeado, Passo Fundo e Porto Alegre o decréscimo é estimado em aproximadamente 5%.

Há também perdas na qualidade da massa vegetal a ser conservada, pois a massa vegetal a ser ensilada apresenta-se mais seca e fibrosa e com menor proporção de grãos em sua composição. A área estimada de cultivo de milho silagem é de 365.467 hectares e a produtividade esperada inicialmente é de 37.857 kg/ha.

(Com Emater/RS)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas