Foto - reprodução internet

Novo Plano Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura prevê mais evolução no setor

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto - reprodução internet

#souagro| Foi lançado na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Plano Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura de 2022-2032. Elaborado pela Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o setor produtivo.

O plano consiste na formulação de uma política de governança e implementação para estimular e guiar a evolução do setor aquícola brasileiro, atraindo investimentos e impulsionando o desenvolvimento sustentável de atividades no país.

Apresentado pelo diretor de Aquicultura, Maurício Pessôa, o plano é composto por programas específicos, que trazem os desafios do setor e as propostas de solução que, em conjunto, devem conduzir ao desenvolvimento sustentável da aquicultura e se fundamentam nas consultas diretas aos atores setoriais.

Foram elaborados eixos e ações estratégicas, que compõem o documento, instrumento a ser utilizado pelo setor para a orientação na evolução da aquicultura brasileira.

A cerimônia teve a presença da secretária-adjunta de Aquicultura e Pesca, Andreia Ribas, e demais representantes da secretaria e do setor.

 

Boletim da Aquicultura em Águas da União de 2021 já está disponível

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca, também, lançou o Boletim de Aquicultura em Águas da União referente ao ano de 2021. O documento traz ao leitor um retrato de como a piscicultura em tanques-rede, a malacocultura e algicultura foram desenvolvidas em águas da União no ano de 2021, bem como o seu potencial de expansão no país.

No ano de 2021, a produção total em águas da União atingiu 95.056,83 toneladas, das quais 89,30% corresponderam ao cultivo de peixes, 10,57% de moluscos e 0,13% de algas.

A maior parte da produção de peixes é proveniente de reservatórios de usinas hidrelétricas nas bacias do Tocantins-Araguaia, Paraná e do São Francisco, havendo ainda a produção em outras bacias e em mar territorial. Em relação à produção de moluscos, 98% ocorrem no estado de Santa Catarina, com destaque para a produção de mexilhões e ostras.

Os dados demonstram que a produção vem crescendo de modo sustentável ao longo dos anos, com grande potencial para desenvolvimento e expansão da atividade aquícola em Águas da União.

O boletim é uma publicação anual construída a partir das informações declaradas por cessionários de águas da União por meio do Relatório Anual de Produção, e serve para informar a sociedade como as águas da União estão sendo utilizadas para produção sustentável de alimentos e geração de emprego e renda, oportunizando, assim, segurança alimentar e dignidade no campo.

(Com Mapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias