Foto: AEN

Nova Ferroeste Chama atenção de investidores do Canadá

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: AEN

#souagro| Um encontro entre o governo do Paraná e representantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá teve como objetivo fortalecer o relacionamento do Governo do Estado e das empresas paranaenses com potenciais investidores e parceiros comerciais canadenses. Entre os empreendimentos que devem ganhar mais protagonismo nesta relação entre Paraná e Canadá está a Nova Ferroeste.

Com 1.567 quilômetros de extensão e a expectativa de movimentar 38 milhões de toneladas já no primeiro ano de operação, a ferrovia se tornará o segundo maior corredor de exportação de grãos e contêineres do Brasil.

 

Na avaliação do coordenador do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Fagundes, o Paraná dará um salto qualitativo de infraestrutura e logística, o que impactará diretamente a capacidade de importação e exportação de produtos e insumos no mercado nacional e internacional.

“O ano de 2023 será crucial para a Nova Ferroeste porque estamos concluindo o licenciamento ambiental, que deve levar alguns meses, para enviar o projeto para leilão. Isso não impede, porém, que já levemos as oportunidades aos investidores estrangeiros, cujos investimentos podem ser decisivos devido ao porte, a complexidade e a importância do projeto não apenas para o Paraná, mas para todo o País”, apontou Fagundes.

Foto: AEN

“O Canadá tem operadores tradicionais na questão ferroviária e grandes fundos de investimento e a nova Ferroeste é um ativo encarado como uma boa oportunidade de negócio”, concluiu.

 

INTEGRAÇÃO

Ao final do encontro, o diretor da CCBC entregou ao vice-governador um livro fotográfico que promove o intercâmbio entre as cidades de Curitiba e Quebec. A publicação foi feita a partir do trabalho de um fotógrafo brasileiro e um canadense que visitaram os outros países como forma de promover a união entre as cidades. Parte das fotografias de Curitiba permanecem expostas em um campus de uma universidade e no aeroporto internacional de Montreal.

(Com AEN)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias