Foto: AEN

Melhorias em estradas rurais facilitam a vida dos produtores

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: AEN

#souagro| O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) faz serviços de conservação na PR-682, estrada rural não pavimentada entre Serra dos Dourados, distrito de Umuarama, e a PR-482, acesso para Maria Helena, no Noroeste do Estado. Os reparos são executados desde o fim de 2021, e garantidos por contrato até novembro de 2023. O investimento do Governo do Paraná é de R$ 553.467,45.

Ao todo, são atendidos os 18,54 quilômetros da rodovia, utilizada para transporte por pequenos produtores agrícolas, além de abrigar chácaras e sítios da região. O trecho também recebe escoamento da cana de açúcar plantada na região até a PR-323, de onde segue até uma usina em Tapejara.

 

Para se manter o bom nível de trafegabilidade, são executados, conforme a necessidade, serviços de escarificação, conformação e compactação do cascalho existente e recomposição pontuais de cascalho. Também são constantemente feitos reparos nos dispositivos de drenagem, como a limpeza de caixas de contenção, facilitando o escoamento das águas das chuvas.

O Escritório Regional Entre Rios do DER/PR, com sede em Cruzeiro do Oeste, também realizou, por meio de administração direta, o revestimento com material fresado em alguns trechos com declividade elevada. O serviço, que não está previsto no contrato vigente, foi executado com material oriundo de remendos de outras vias pavimentadas da região. A medida contribui para proteção do solo, mantendo aderência dos pneus da estrada mesmo em dias chuvosos.

 

MELHORIAS TAMBÉM NO OESTE

#souagro| Já falamos aqui no Sou Agro sobre uma nova tecnologia que está sendo utilizada nas estradas rurais de Cascavel, no Oeste do Paraná, e prevê o aumento da vida útil nas vias do interior. Mas nós conversamos com o secretário de agricultura do município, Renato Segalla, que detalhou pra gente a importância do uso do produto e também sobre às novidades envolvendo os investimentos nas estradas rurais.

Nós estamos assim, avançando em várias frentes alternativas para melhorar a condição das nossas estradas rurais. Nós temos uma malha viária rural em Cascavel, de 3.500 quilômetros, uma das maiores do estado do Paraná. E a gente foi buscar algumas alternativas. Lógico que a melhor alternativa é você poder fazer a pavimentação asfáltica, mas você precisa ter recursos e é muito oneroso esse tipo de investimento. Então, nós buscamos aí um produto chamado dynabase, que ele é um impermeabilizante e um compactador de solo que você aplica ele no leito da estradas, você faz a compactação dele e ele se transforma numa base, primeiro melhorando a condição de tráfego. Após a sua aplicação, sem aquela incidência de buracos e pontos de atolamento, como naturalmente acontece em uma estrada que não tem esse produto e ele também posteriormente, ele pode ser utilizado já como uma base para você fazer uma pavimentação com o material. Então ele tem vários pontos positivos. Nós estamos fazendo o teste. Fizemos um teste lá na estrada do reassentamento até São Francisco. Estamos fazendo agora uma segunda etapa ali no distrito de São João”, detalhou Segalla.

(Com AEN)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas