Foto: Prefeitura de Cascavel

“Estamos avançando para melhorar a condição das nossas estradas rurais” diz secretário de agricultura de Cascavel

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Já falamos aqui no Sou Agro sobre uma nova tecnologia que está sendo utilizada nas estradas rurais de Cascavel, no Oeste do Paraná, e prevê o aumento da vida útil nas vias do interior. Mas nós conversamos com o secretário de agricultura do município, Renato Segalla, que detalhou pra gente a importância do uso do produto e também sobre às novidades envolvendo os investimentos nas estradas rurais.

“Nós estamos assim, avançando em várias frentes alternativas para melhorar a condição das nossas estradas rurais. Nós temos uma malha viária rural em Cascavel, de 3.500 quilômetros, uma das maiores do estado do Paraná. E a gente foi buscar algumas alternativas. Lógico que a melhor alternativa é você poder fazer a pavimentação asfáltica, mas você precisa ter recursos e é muito oneroso esse tipo de investimento. Então, nós buscamos aí um produto chamado dynabase, que ele é um impermeabilizante e um compactador de solo que você aplica ele no leito da estradas, você faz a compactação dele e ele se transforma numa base, primeiro melhorando a condição de tráfego. Após a sua aplicação, sem aquela incidência de buracos e pontos de atolamento, como naturalmente acontece em uma estrada que não tem esse produto e ele também posteriormente, ele pode ser utilizado já como uma base para você fazer uma pavimentação com o material. Então ele tem vários pontos positivos. Nós estamos fazendo o teste. Fizemos um teste lá na estrada do reassentamento até São Francisco. Estamos fazendo agora uma segunda etapa ali no distrito de São João”, detalha Segalla.

 

Os resultados com o uso do produto são positivos: “A gente já tem assim resultados bem positivos,  ele tem um custo menor do que você fazer uma base de forma convencional, ele fica muito mais barato. E isso justamente é o nosso objetivo, a gente poder ampliar a aplicação desse produto no maior número possível de estradas”, diz o secretário.

Sobre investimentos futuros para melhorias das estradas rurais e claro para dar mais qualidade ao escoamento agropecuário, o secretário afirma que este é um dos focos para os próximos meses.

“Nós temos um projeto que se chama Anel Viário do interior do município de Cascavel, ou seja, esse anel viário ele totaliza 155 quilômetros de estradas ligando os sete distritos rurais do nosso município de Cascavel. E esse projeto é fazer a pavimentação dessas estradas rurais nesses 155 quilômetros. Nós anunciamos, então trechos de pavimentação desse anel viário rural. Primeiro, uma estrada chamada Novo Horizonte, com 20 quilômetros, onde inclusive já foram iniciadas as obras lá no distrito. E o segundo trecho, a estrada Rio da Paz, que ela vai dar continuidade até onde já está pavimentado um trecho de nove quilômetros, numa parceria com o governo do Estado do Estado, conseguiu alocar recursos para a gente fazer em torno de 60 a 70% da obra e o município está entrando com a contrapartida para complementar esse orçamento”, finaliza o secretário.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias