Foto: Emater/RS

Estiagem preocupa agronegócio no RS; já tem cidade decretando emergência

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Emater/RS

#souagro| Nos últimos anos, o Sul do país tem enfrentado grande dificuldades com mudanças climáticas. No Rio Grande do Sul por exemplo, mostramos aqui no Sou Agro que a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) está discutindo o avanço da estiagem no Estado.

Mas a situação tem se complicado e já tem cidade decretando situação de emergência, como é o caso de Turuçu. O documento que formalizou o pedido já foi assinado. E a maior preocupação é com relação ao agro no município.

“A situação preocupa já que a agricultura é um dos pilares econômicos do município”, disse o prefeito Ivan Scherdien. “Mas estamos tomando todas as providências necessárias para amenizar os efeitos da estiagem e apoiar os produtores no que é possível” completou. Anteriormente, Turuçu já havia decretado restrição do uso de água, com proibições, como lavar calçadas e automóveis, molhar gramados ou jardins e também trocar água de piscinas. As penalidades variam de advertências, interrupção no fornecimento e até multa.

PEDIDOS AO GOVERNO DO ESTADO

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Ronaldo Clasen Maciel, aponta que os prejuízos já são inevitáveis, com destaque de perdas no milho, 30%; leite, 30%; e soja, 15%.

Diante da perspectiva de evolução deste quadro, foram solicitadas algumas medidas urgentes ao governo do estado, para minimizar esta situação. De acordo com o gerente adjunto, Jair Seidel, estima-se até o momento R$ 450 milhões de perdas e poderá triplicar este número se não houver chuvas substanciais nos próximos 15 dias.

Os prefeitos solicitaram ao governo do estado a liberação de recursos para construções de poços artesianos, construções de açudes pelo Programa Avançar RS, construções de cisternas e liberação dos recursos de emenda parlamentar da bancada para aquisição de máquinas.

Outra consequência da estiagem na região é a falta de água potável para as famílias rurais, que estão sendo atendidas através de caminhões pipas na maioria dos municípios. Até o presente momento, nove municípios já emitiram decreto de emergência e os demais estão realizando levantamento de campo para acompanhar a situação.

(Com Emater/RS)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias