Foto: Emater/RS

Para evitar perdas com estiagem, RS já cria planejamento para o agro

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Emater/RS

#souagro| Nos últimos anos, o Sul do país tem enfrentado grande dificuldades com mudanças climáticas. No Rio Grande do Sul por exemplo, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), realizou uma reunião para discutir o avanço da estiagem na região até o momento.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Ronaldo Clasen Maciel, palestrou sobre a estiagem e seus efeitos na região sul do Estado. Demonstrou os prejuízos e o destaque de perdas no milho, 30%; leite, 30%; e soja, 15%.

 

Diante da perspectiva de evolução deste quadro, foram solicitadas algumas medidas urgentes ao governo do estado, para minimizar esta situação. De acordo com o gerente adjunto, Jair Seidel, estima-se até o momento R$ 450 milhões de perdas e poderá triplicar este número se não houver chuvas substanciais nos próximos 15 dias.

Os prefeitos solicitaram ao governo do estado a liberação de recursos para construções de poços artesianos, construções de açudes pelo Programa Avançar RS, construções de cisternas e liberação dos recursos de emenda parlamentar da bancada para aquisição de máquinas.

Outra consequência da estiagem na região é a falta de água potável para as famílias rurais, que estão sendo atendidas através de caminhões pipas na maioria dos municípios. Até o presente momento, nove municípios já emitiram decreto de emergência e os demais estão realizando levantamento de campo para acompanhar a situação.

(Com Emater/RS)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas