Seca: produtores contabilizam prejuízos na safra de milho do RS

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Com altas temperaturas nos últimos meses e pouca chuva, algumas lavouras de milho já somam prejuízos acima de 70% no Rio Grande do Sul.

A situação ocorre em várias cidades do norte e noroeste do estado.  A Rede Técnica Cooperativa, por exemplo, estima que as lavouras de milho somam perdas na casa de 70% e dados coletados em 20 cooperativas mostram prejuízos acima de 50%.

A fase reprodutiva do milho é a que exige maior umidade e por conta disso o prejuízo: não choveu na maior parte da região. Com isso, a produção fica afetada. Espigas que eram para se formar bem ficam com poucos grãos e, consequentemente, menor valor comercial.

O estado já estimou que a produtividade estadual vai cair 7%, passando de 7.337 quilos por hectare para 6.845 quilos por hectare. Em algumas regiões áreas com irrigação tem desenvolvimento melhor e no sequeiro as perdas são irreversíveis.

A situação do Rio Grande é parecida com a do Paraná, em que a seca – prevista para dar uma trégua nesta quarta-feira (28) – já traz prejuízo aos produtores de soja, como nós mostramos aqui no Portal Sou Agro.

Com agências

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas