Com vagas de sobra, empregos no agronegócio movimentam o Paraná
#souagro| Há um ditado que diz o seguinte: “Só não trabalhar quem não quer”, e se tem um lugar que essa frase cai como uma luva, é o Paraná, inclusive com vagas de sobre. Um estado que se destaca na geração de empregos em muitos setores, inclusive no agronegócio.
Para se ter uma ideia com resultados positivos mês a mês ao longo dos últimos quatro anos, o Paraná gerou 400.609 vagas de emprego com carteira assinada entre janeiro de 2019 e outubro de 2022. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, e foram levantados pelo Departamento do Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.
“Com atração de investimentos e melhoria no ambiente empresarial, o que inclui obras de infraestrutura e menos burocracias para aberturas de novas empresas, o Paraná tem batido recorde na geração de empregos ano a ano”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “O nosso mercado de trabalho aquecido reflete o resultado da nossa economia, que se tornou neste ano a quarta maior do País”.
- Acesso ao Seguro Rural pode ser mais rápido se o produtor seguir algumas dicas
- Patrulha Rural Comunitária: agricultores podem ajudar a polícia no combate aos crimes rurais no PR
MERCADO DE TRABALHO NO AGRO EM 2022 NO PARANÁ
O mercado de trabalho do Paraná se manteve aquecido ao longo do ano e fechou todos os meses de 2022 com saldo positivo na geração de empregos. Tirando poucas exceções, os setores analisados tiveram desempenho positivo em praticamente todos os meses.
“O Paraná é referência não apenas na geração de emprego, mas também na qualificação da mão de obra”, ressalta o secretário estadual da Família, Justiça e Trabalho, Rogério Carboni. “Por meio de programas do Governo do Paraná, conseguimos oferecer aos trabalhadores novas oportunidades e uma elevação salarial. Está comprovado que a qualificação dos trabalhadores reflete no ganho salarial, proporcionando melhores condições de vida aos paranaenses”.
- Fazenda inteligente é vitrine de inovação para produtores no Paraná
- Carne de frango brasileira ganha mais espaço no Reino Unido
Muitos setores se destacam no estado, mas aqui no Sou Agro vamos focar na agropecuária, que movimentou muito a geração de empregos ao longo dos meses. Influenciada produção, o agro foi o setor com a maior variação no período. Teve saldo positivo nos meses de janeiro (984), fevereiro (1.423), março (399), abril (652), setembro (90) e outubro (450). Nos outros meses, os saldos foram negativos: maio (-187), junho (-283), julho (-145) e agosto (-141).
Segundo os dados, os meses onde os resultados estiveram negativos é por conta da questão das colheitas e plantios que aconteceM em períodos específicos, mesmo assim, os dados são considerados ótimos.
EMPREGO NÃO FALTA
Agora, se tem uma coisa que não falta no Paraná é emprego, principalmente no agronegócio. Citando três grandes cooperativas do Oeste do Paraná é possível verificar que sempre há opções para trabalhar.
FRIMESA
A Frimesa por exemplo, com sede em Medianeira tem um grande atrativo além das vagas. Em uma página específica para os candidatos, a empresa enfatiza os benefícios que o colaborador pode ter: “Aqui, somos mais que colaboradores. Fazemos parte de um time que dedica todos os seus conhecimentos e ações para que apenas o melhor chegue à mesa das famílias brasileiras. Nossos programas de valorização e desenvolvimento profissional asseguram ainda mais a constante evolução e aprimoramento, e também investimos em projetos de saúde, segurança e bem-estar do nosso time. Venha ser Frimesa você também! Mais de 2,6 milhões de reais investidos em educação e capacitação dos colaboradores.
Clique AQUI e veja as vagas disponíveis na Frimesa.
C. VALE
A C. Vale também não é diferente, com vagas disponíveis para muitas atividades, possui também uma página específica para que os futuros colaboradores se inscrevam para o emprego. Com mais de 12 mil funcionários, a cooperativa abre um leque para que os interessados cliquem nas vagas onde acham que o perfil se encaixa melhor, com o chamado: “Vem com a gente #sercvale”.
Clique AQUI e veja as vagas disponíveis na C.Vale.
COOPAVEL
Na Coopavel também tem vagas de sobra, com uma página exclusiva para novos colaboradores. A cooperativa convida: “VENHA FAZER PARTE DA COOPAVEL. Uma família feita de gente que coopera e se orgulha em comercializar produtos de qualidade para o Brasil e para o exterior desde 1970. Somos uma cooperativa, por isso nosso principal foco é nas pessoas. Aqui você encontra as oportunidades e o reconhecimento que sempre buscou.”
Clique AQUI e veja as vagas disponíveis na Coopavel.
Confira o saldo anual de empregos nos últimos quatro anos no Paraná:
2019 – 48.306 (antigo Caged)
2020 – 29.227 (ajustado de acordo com o Caged de outubro de 2022)
2021 – 175.121 (ajustado de acordo com o Caged de outubro de 2022)
2022 (até outubro) – 147.955 (ajustado de acordo com o Caged de outubro de 2022)
Total: 400.609
(Com dados AEN)