Foto: Divulgação

Cientista que criou novas variedades de pêssego é homenageada em festa municipal da fruta

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Divulgação

Cientista que criou novas variedades de pêssego é homenageada em festa municipal da fruta. Neste dia 4 de dezembro será realizada em Pelotas a Festa Municipal do Pêssego, a partir das 9h, durante todo o dia.

O evento  preparado para apresentar e comercializar o fruto também valoriza a região produtora com cerca de 600 famílias persicultoras. Pelotas é o maior produtor de pêssego para a indústria do País, movimentando aproximadamente 200 milhões de reais.

Todo este desenvolvimento e produção está atrelada às ações de pesquisa que envolveram e envolvem a cultura do pessegueiro, tendo fortemente o papel da Embrapa, especialmente da Embrapa Clima Temperado, através da figura da pesquisadora Maria do Carmo Bassols Raseira, que atua há quase 50 anos nesta área.

A pesquisadora é responsável pelo Programa de Melhoramento Genético do Pessegueiro, dando origem a mais de uma dezena de cultivares de pessegueiro de mesa e para indústria, as quais atendem as demandas dos produtores e as exigências de qualidade de frutos ao mercado e com adaptação em outras regiões do País. Por exemplo, há inúmeras pesquisas experimentais nos estados da região Sudeste, além de Santa Catarina e Paraná, com alta produtividade, bem adaptadas às condições de clima temperado e com bom desenvolvimento de frutas.

Pela dedicação da pesquisadora por todos estes anos à cultura do pessegueiro, os promotores e envolvidos com a Festa farão uma homenagem à cientista com a entrega de placa alusiva a sua contribuição junto a cadeia produtiva durante a programação do evento.

Roberto Pedroso de Oliveira, chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, externou a importância desta homenagem para a profissional e para a Embrapa: “Para se avaliar a contribuição de um pesquisador, exclua da cadeia produtiva tudo o que ele criou. Terá o resultado. Se fizermos isso com o pêssego gaúcho teremos a dimensão do trabalho da pesquisadora Maria do Carmo”. Ele parabenizou-a pela obtenção de resultados históricos, por nunca ter perdido a motivação de ser pesquisadora e por sempre ter estado ao lado dos produtores de pêssego.

A Festa Municipal é uma promoção da Prefeitura Municipal de Pelotas, Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar, Universidade Federal de Pelotas (UFPel),  Associação de Produtores de Pêssego da região de Pelotas (APPRP), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas (STR/Pelotas), Sindicato das Indústrias, Doces e Conservas de Pelotas (Sindocopel) e Sebrae/RS.

Com Embrapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas