Foto: Frimesa

Inauguração do maior frigorífico da América Latina já tem data marcada

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Frimesa

#souagro| Se tem uma coisa que o Oeste do Paraná é destaque é o agronegócio. Seja na agricultura ou na pecuária, os números regionais impressionam e para equiparar com essa grandeza toda, a região ganha a partir de 13 de dezembro o maior frigorífico da América Latina.

Com sede em Assis Chateaubriand, o novo frigorífico vai começar abatendo uma média de quatro mil suínos dia, quantidade esta que será abastecida pelas cooperativas filiadas. Com os esforços a pretensão é alcançar o abate de 15 mil suínos por dia.

Em entrevista ao portal Sou Agro neste ano, o diretor presidente da Frimesa, Valter Vanzella falou sobre a visão de futuro na construção do frigorífico  “Na visão de futuro, realmente nós tivemos como projeto que nós temos que ter um crescimento constante. Por isso que o projeto de Assis começa com 3750, vai para 7500, vai para 11.000 e vai para 15.000”, disse Valter.

 

Para que o novo projeto virasse realidade, a Frimesa tirou lições do seu Frigorífico de Medianeira. “Toda vez que precisamos ampliar em Medianeira era necessário demolir espaços construídos, destruir o que já havia sido feito. Era um grande transtorno, tudo tinha que acontecer por etapas para não prejudicar a produção existente. E as reformas ali eram constantes, especialmente para aumento da capacidade de abate, pois demos liberdade para as cooperativas filiadas aumentarem a produção junto aos seus associados. Buscamos uma alternativa em Marechal Cândido Rondon, onde alugamos (depois compramos) um frigorífico que hoje trabalha também na sua capacidade plena. As duas plantas industriais começaram a ficar pequenas para a quantidade de suínos que passou a ser produzida entre as cooperativas filiadas, exigindo mais ampliações ou a construção de um novo frigorífico, o que acabou efetivamente acontecendo”, disse Valter.

A escolha da área em Assis Chateaubriand seguiu um planejamento amplamente estudado feito pela Frimesa. “Uma das coisas que um frigorífico fundamentalmente precisa é água. Pelo porte que iríamos construir procuramos áreas em toda a região, fizemos dezenas de inspeções de lugares, ouvimos muitos pedidos. E a água necessária não pode ter qualquer tipo de contaminação e precisa oferecer os menores custos possíveis de sua utilização. Encontramos em Assis Chateaubriand realmente a melhor área, que também nos privilegia pela sua localização. Vimos ali a possibilidade efetiva de crescimento da Frimesa. Iniciamos as obras civis em 2020 e pelo cronograma já deveria ter sido inaugurado. Entretanto, devido a alguns trâmites burocráticos tivemos que estender o prazo da obra, mas agora resta somente os trabalhos de jardinagem, acabamentos e colocação das máquinas. E já marcamos para 13 de dezembro a inauguração desta nova unidade”, destacou.

 

As atividades do novo frigorífico devem começar em janeiro de 2023. A tecnologia embarcada da nova indústria da Frimesa segue os parâmetros mundiais. “Tem equipamentos que compramos e que serão utilizados de forma inédita em nossa indústria. O frigorífico de Assis Chateaubriand possui alto índice tecnológico, nos dará uma considerável vantagem em termos de custos de produção e de qualidade dos produtos. Tais benefícios aliados a nossa presença de mercado já existente, nos dá a certeza de que todo o investimento será um sucesso”, enfatiza.

A decisão em ampliar as atividades frigoríficas de suíno, segundo Vanzella, aconteceu por conta do aumento da demanda de alimentos no mundo. “Hoje um dos grandes provedores de alimentos é o Brasil. E nosso país tem espaço ainda para produzir e crescer. Somos grandes exportadores de grãos, mas podemos agregar valor aos nossos produtos primários. A população mundial continua crescendo e por consequência a demanda de alimentos também”, afirmou Vanzella.

Com dados do Sistema Ocepar e Frimesa

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias