Foto: Sou Agro

Fruticultura é nova aposta nas lavouras de produtores no Oeste paranaense

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| A fruticultura é uma atividade que exige muito conhecimento para a conquista de bons resultados, diante disso, é muito importante que o produtor esteja atualizado em relação às novidades que surgem através das novas pesquisas ou da adaptação de tecnologias já existentes.

E foi justamente esse o foco da 10º Jornada Tecnológica em Fruticultura realizada pelo IDR-PR. Com a ideia de promover a atualização de conhecimentos em fruticultura para a auxiliar o produtor na tomada de decisões, visando aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do fruto e reduzir o custo de produção.

 

“O que tem de novo, o que tem de última informação técnica e de manejo de poda e tratamento está aqui. Até algumas culturas diferentes, porque antigamente a gente falava assim na região do Paraná, produzimos um pouco de uva, um pouco de banana, laranjas, limão. E agora temos desafios. Chega aí o mirtilo amora preta. Então, também na fruticultura chegam algumas cultivares, algumas frutas diferentes, que podem se transformar em renda para o produtor, que esse é o objetivo”, diz José Lindomir Pezenti, Gerente regional do IDR-PR – Cascavel.

” Um seminário aqui, onde a gente vai agregar bastante informação e tecnologia com relação à fruticultura, como uma oportunidade para aquele pequeno produtor rural que é característica marcante no nosso município de Cascavel e a grande maioria que ele tem uma alternativa para poder rentabilizar um pouco mais a sua atividade”, detalha Renato Segalla, Secretário de Agricultura de Cascavel.

fruticultura

AMORA PRETA

Uma das novidades apresentadas no encontro foi sobre o manejo da amora preta. O Estado do Paraná tem um grande potencial para produzir essa cultivar e a ideia é mostrar aos produtores que eles podem levar ela a sua propriedade e também agregar valor com esse tipo de produção.

” Ela está no nosso portfólio de trabalho e ela é uma espécie, uma fruta muito interessante, muito apreciada pelos consumidores. Cada dia as pessoas mais preocupadas com aquilo que estão consumindo. Então, o fruto da amora preta possui composto os denominados nutracêuticos, que têm aumentado a demanda por esses frutos e em contrapartida, a gente observa uma baixa adesão dos produtores em relação a esse cultivo. Então, o nosso objetivo é mostrar que ela é uma fruta versátil para a questão do comércio e também muito fácil de produzir”, explica Alessandra Maria Detoni, Pesquisadora do IDR-PR.

fruticultura

 

Para o produtor rural que já trabalha com fruticultura na lavoura e quer expandir a produção com novas cultivares e também aplicação de novas tecnologias, encontros assim são fundamentais para aplicar o conhecimento dentro da propriedade.

” Na fruticultura a troca de conhecimento e a busca de novas informações é essencial para qualquer empreendimento. Você hoje querer começar um empreendimento sem informação é partir para um risco de prejuízo, muito certo”, diz Ademar Cezar, Produtor rural

 

O conhecimento do melhor manejo evita que o produtor rural tenha perdas no investimento da fruticultura e consiga utilizar os melhores métodos para cada cultivar. Desta maneira, fazendo aplicações corretas e mantendo os cuidados indicados, os bons resultados são certeiros.

“Na nossa região temos muitos produtores de uva que eles têm um conhecimento um pouco ultrapassado. A assistência técnica demorou a chegar a esses produtores e hoje a gente está tentando resgatar novamente o conhecimento para que eles apliquem novas técnicas, faça o manejo adequado. O manejo que hoje é preconizado”, esclarece Luiz Carlos Retcheski Junior, extensionista do IDR-Paraná.

fruticultura

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias