agropecuária

Sustentabilidade na pecuária é tema de debate no RS

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
agropecuária

A pecuária como atividade estratégica nos sistemas produtivos sustentáveis. Este é o foco da participação da Embrapa Pecuária Sul durante o Universo Pecuária, evento que acontece de 1º a 6 de novembro, em Lavras do Sul, no Rio Grande do Sul, realizado pelo Sindicato Rural do município.

No dia 1º de novembro, às 14h, a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Cristina Genro, apresenta a palestra Emissões e Balanço de Carbono em Sistemas Agropecuários. No dia 2 de novembro, às 9h30min, o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, palestra sobre melhoramento genético no contexto da pecuária sustentável, durante Fórum de Genética e Reprodução. Ainda no dia 2, às 9h, a pesquisadora Elen Nalério apresenta a palestra Inovações em pesquisas em ciência e tecnologia de carnes na Embrapa Pecuária Sul, durante o evento Inova RS.

 

No dia 3 de novembro, às 13h, acontece o dia de campo Intensificação Sustentável da Pecuária. Participam como palestrantes os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, Cristina Genro, Danilo Sant`Anna e Elen Nalério.

No dia 4 de novembro, a Embrapa Pecuária Sul também participa do Fórum Duas Safras, com palestras do pesquisador Vinicius Lampert sobre cenários econômicos e mercadológicos, e sobre planejamento forrageiro para sistemas integrados de lavoura-pecuária, com o pesquisador Danilo Sant’Anna.

 

Atendimento no estande institucional

A Embrapa Pecuária Sul também mantém atendimento durante todo o evento no seu estande institucional. O horário para recepção do público é das 8h às 19h. No local, o centro de pesquisa apresenta informações sobre a Prova de Emissão de Gases e a Mescla forrageira Pampa Úmido.

Conheça a Prova de Emissão de Gases (PEG)

Na COP26, realizada na Escócia em 2021, o Brasil aderiu ao “pacto internacional do metano”, visando reduzir a emissão desse gás, considerado fundamental na estratégia de mitigação do aquecimento global. Considerando que 76% das emissões nacionais deste gás provêm da agropecuária, sendo 90% destes vindos da fermentação entérica dos bovinos, a identificação de animais mais eficientes no uso dos alimentos e que, portanto, emitam menos metano por quilo de alimento consumido, passou a ser de grande relevância para a cadeia da carne bovina brasileira. A Prova de Emissão de Gases (PEG) é uma metodologia usada na Embrapa Pecuária Sul para mensurar a emissão de gás metano (CH4) por reprodutores bovinos. O teste busca identificar os animais com menor emissão de metano para cada quilo de alimento consumido e por quilo de peso vivo produzido. Atualmente o centro de pesquisa tem conduzido os experimentos com reprodutores das raças Angus, Braford, Charolês e Hereford.

 

Mescla forrageira

A Mescla Forrageira Pampa Úmido é uma das possibilidades para se trabalhar dentro do conceito Pasto sobre Pasto (PSP), que trata justamente da diversidade e sobreposição de plantas com características complementares em uma mesma área, visando a estabilidade na produção de forragem ao longo do ano, sobretudo na transição entre as estações quentes e frias, quando ocorrem os problemas de vazios forrageiros. A ideia do PSP é trabalhar com forrageiras em sucessão, de forma que os ciclos das plantas de inverno e verão se sobreponham, mantendo o solo sempre coberto com plantas para pastoreio.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas